quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Hospital Severino Lopes realiza festa Natalina nesta quinta(20)


O Hospital Psiquiátrico Severino Lopes, antiga Casa de Saúde Natal, promove na nesta quinta-feira (20/12), sua comemoração natalina voltada para  pacientes e familiares. A festividade contará com a participação voluntária do papai noel solidário Ronaldo Negromonte e com show da cantora Anna Fernandêz,  
As atividades terão início às 14h com a apresentação de coral dos pacientes. Logo em seguida, a festa continua com a entrada do papai noel e distribuição de presentes.
Para encerrar a celebração, haverá o show de Anna Fernandêz e a distribuição de lanche para os presentes.
A celebração de datas comemorativas é de extrema importância para o paciente psiquiátrico. É fundamental trabalhar não apenas com o tratamento medicamentoso. A interação social auxilia para a evolução e melhoria do portador de transtorno mental, já que o ajuda a situar no tempo e espaço, melhora a auto-estima e a fortalece os laços familiares. 
Ações voluntárias contribuem não só para a alegria do paciente, mas também chama a atenção da sociedade para a solidariedade e para a importância de voltar o olhar para a assistência dessa parcela da população.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Beber mais do que dois copos de leite por dia pode ser prejudicial


Segundo estudo, tomar a bebida em excesso favorece a anemia

     Por Minha Vida


Leite é uma importante fonte de vitamina D e cálcio na dieta infantil, mas tomar a bebida em excesso pode ser prejudicial. Segundo um estudo publicado no periódico Pediatrics, beber muito leite pode reduzir a quantidade de ferro armazenada em nosso organismo, aumentando o risco de anemia. A descoberta foi liderada por um especialista do St. Michael?s Hospital, no Canadá.
Os pesquisadores analisaram a ingestão diária de leite e os níveis de vitamina D e ferro no organismo de cerca de 1.300 crianças em idade pré-escolar. Enquanto a vitamina D está diretamente relacionada à saúde óssea, o ferro tem um papel de destaque no desenvolvimento cerebral e sua carência está associada a problemas de circulação.
A partir dos dados obtidos, concluiu-se que beber três copos ou mais de leite por dia estava associado a níveis ligeiramente mais baixos de ferritina no sangue. Os níveis dessa proteína indicam a quantidade de ferro no organismo. Ainda assim, a taxa do nutriente estava dentro do intervalo considerado normal. Mesmo assim, é recomendado não passar do limite estabelecido para não colocar a saúde em risco.
Embora esteja claro que quanto mais leite as crianças bebiam menores eram os níveis de ferro no sangue, ainda não se sabe exatamente qual interação gerava a perda do nutriente. Vale reforçar, porém, que o leite desempenha um papel importantíssimo na dieta e que, por isso, não é recomendado excluí-lo do cardápio. Confira alguns de seus benefícios:
Fonte de vitaminas
As vitaminas presentes no leite são fundamentais para o desenvolvimento infantil e para o combate a doenças infecciosas. Algumas delas são a vitamina A, a vitamina B1 e a vitamina B2.
Fonte de cálcioO leite é o alimento natural com maior concentração de cálcio. O nutriente está diretamente ligado à manutenção da integridade dos ossos e seu consumo reduz o risco de desenvolver doenças, como a osteoporose.
Fonte de mineraisAlém do cálcio, fósforo e manganês estão presentes no leite. Enquanto o primeiro ajuda na formação dos ossos, o segundo é importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro.
Intolerância à lactose
Para quem não consegue digerir a proteína do leite, a solução é investir no leite de soja. Ele não tem lactose, tem menos açúcar e, se enriquecido com cálcio, ainda oferece um valor nutricional relevante para a dieta.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fumar pouco já dobra risco de morte súbita em mulheres, diz estudo


Pesquisa com 101 mil enfermeiras aponta para risco mesmo para quem fuma entre um e 14 cigarros por dia.
Da BBC


Estudo aponta que fumo dobra o risco cardíaco entre as mulheres (Foto: PA/Arquivo/BBC)Uma nova pesquisa sugere que mulheres que fumam pouco, incluindo aquelas que fumam apenas um cigarro por dia, dobram as chances de morte súbita em comparação às mulheres que nunca fumaram.
O estudo analisou a saúde de 101 mil enfermeiras durante mais de três décadas.
Durante a pesquisa, realizada por cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, e publicada na revista da Associação Americana do Coração, ocorreram 315 mortes súbitas causadas pela parada inesperada do coração.
Em pessoas com 35 anos ou menos, este tipo de morte geralmente ocorre quando há um histórico de problemas cardíacos na família.
Mas, em pessoas acima de 35 anos, como no caso da maioria das enfermeiras estudadas, a morte pode ter sido causada pelo entupimento de artérias do coração devido a depósitos de gordura.
Das 315 mortes súbitas registradas durante o estudo, 75 ocorreram entre enfermeiras que ainda fumavam, 148 entre mulheres que tinham parado de fumar (recentemente ou não) e 128 entre pessoas que nunca fumaram.
Um ou 14 cigarros por dia
Depois de levar em conta outros fatores de risco para o coração, como pressão alta, colesterol alto e histórico familiar de problemas cardíacos, Roopinder Sandhu, que liderou a pesquisa, descobriu que mulheres que fumavam tinham o dobro de chances de morrer de repente mesmo se fumassem entre um e 14 cigarros por dia.

Para cada cinco anos de fumo contínuo, o risco aumentava em 8%.
Mas, os pesquisadores descobriram que aquelas que pararam de fumar, voltaram ao fator de risco igual a de mulheres que nunca fumaram, depois de 20 anos sem cigarros.
"O que este estudo realmente mostra às mulheres é a importância de parar de fumar. Os benefícios em termos de redução de morte súbita cardíaca estão lá, para todas as mulheres, não apenas aquelas que já tem problemas cardíacos", afirmou Sandhu.
"Pode ser difícil parar. É necessário um objetivo no longo prazo. Não é sempre fácil e pode ser necessária mais do que uma tentativa", acrescentou.
"Esta pesquisa mostra que fumar apenas alguns cigarros por dia ainda pode afetar muito sua saúde no futuro", afirmou Ellen Mason, enfermeira especializada em cuidados cardíacos da Fundação Britânica do Coração.
"Se você está pensando em parar e precisa de um empurrãozinho, esta pesquisa acrescenta às muitas provas [que já temos] que parar de fumar é a melhor coisa que você pode fazer pela saúde do seu coração", acrescentou.
Um estudo publicado recentemente na revista "The Lancet" sugeriu que 1,2 milhão de mulheres que pararam de fumar aos 30 anos evitaram quase completamente os riscos de uma morte prematura devido a doenças relacionadas ao fumo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Hospital Severino Lopes promove festa natalina dia 20

Como é tradição, o Hospital Severino Lopes faz questão de celebrar as datas comemorativas com seus usuários. Por essa razão, teremos uma celebração natalina no próximo dia 20, quinta-feira, com a participação do Papai Noel Ronaldo Negromonte e com o show da cantora Anna Fernandêz.
Convidamos toda a comunidade para o Natal Solidário, dia 20, a partir das 14 horas no pátio do Hospital.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Estudo acadêmico dá origem a cartilha "Saúde mental: um novo olhar, uma nova forma de cuidar

Com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas dos familiares sobre os transtornos mentais e apresentar a legislação sobre essa temática foi lançada no Hospital Severino Lopes a Cartilha "Saúde mental: um novo olhar, uma nova forma de cuidar ". A publicação é fruto da intervenção e estudo das acadêmicas de serviço social Jadna Kelly e Paula Rubim, na instituição. O trabalho trata da "Importância do Familiar no Tratamento do Paciente com Transtorno Mental."
As acadêmicas frequentaram estágio curricular no período de um ano sob orientação da supervisora de campo, a Assistente Social da entidade, Jacqueline Lopes Campelo. Durante esse período observaram o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social percebendo a sua real importância, desde internação até à  alta hospitalar. Estando este profissional voltado para garantir os direitos do paciente com transtorno mental, assim como, trabalhando em conjunto com os seus familiares através de contatos, oficinas, rodas de conversa, reuniões objetivando um melhor resultado quanto à eficácia do tratamento.
Para produção do trabalho de intervenção, após observação das visitas aos pacientes no Hospital Severino Lopes, as universitárias escolheram 09 pacientes, entre eles homens e mulheres, portadores de transtornos mentais, como: esquizofrenia, bipolaridade, depressão. Foram abordados além dos pacientes, sua família que deverá ser neste momento fragilidade sua principal parceira. Entre os questionamentos feitos na intervenção foi levantado o porquê desta tarefa árdua do cuidado está centralizada geralmente na “figura materna”. Analisou-se que essa centralização ocasiona sobrecarga e adoecimento.

A partir dessa constatação, buscou-se despertar nos demais familiares, que é preciso dividir as tarefas. Durante todo percurso, várias ações foram desenvolvidas no hospital. No encerramento, Jadna e Paula promoveram uma roda de conversa com os familiares dos pacientes selecionados para objeto de estudo, e distribuíram a cartilha.    

“O encontro foi bastante produtivo e alguns resultados já foram obtidos, pois pacientes que recebiam visita apenas da mãe, após o trabalho de intervenção, já tiveram a oportunidade de receber a visita de outros parentes. Isso mostra que é preciso ir além, despertar, para que em conjunto todas as partes responsáveis proporcionem a este paciente um tratamento de qualidade que possa ir além do que o hospital oferece”, analisou Paula Rubim.

Os interessados em adquirir o conteúdo da cartilha podem entrar em contato através do email: comunicacao@hppseverinolopes.org.br 







sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Aniversariantes do Mês de Dezembro

 O nosso parabéns aos aniversariantes, desejando que a felicidade desse dia seja constante em sua vida e que sua vida seja repleta de dia felizes. A todos muita paz, muita saúde, alegria e realizações!!

Acompanhe abaixo o quadro com a relação dos que fazem aniversário este mês:

 

Projeto da UFRN leva usuários para manhã de atividade física na psicina

Com a proposta de fazer uma manhã de atividades físicas de forma diferente e prazerosa, a equipe do Projeto "Um estudo sobre o efeito do exercício físico sobre o humor e a cognição de pacientes em fase de tratamento para a dependência química” levou os usuários do Hospital Severino Lopes, no último dia 30 de novembro, ao parte aquático do Departamento de Educação Física da UFRN.

A pesquisa é coordenada pela professora da UFRN, Dra. Vanessa de Paula Soares Rachetti, contando com a colaboração do educador físico do hospital professor Ilton.


A atividade desenvolvida na piscina teve reflexos visíveis no grupo de participantes: animação e sorrisos eram frequentes. Alguns pacientes relataram que a experiência foi muito prazerosa, inclusive, dizendo que era a primeira vez que tinha a oportunidade de entrar em uma piscina.  

Devido o êxito, a equipe do projeto já estuda a possibilidade de realizar, pelo menos uma vez ao mês, essa atividade externa na piscina.

Pesquisa
Essa pesquisa que vem sendo realizada consiste  em descobrir se a prática voluntária de exercício é capaz de promover uma melhoria significativa no nível de humor dos dependentes químicos em tratamento. Os pesquisadores iniciaram o projeto desde o final de 2010 realizando atividades com um grupo de pacientes voluntários do Hospital Severino Lopes. São feitos atividades físicas semanalmente, com acompanhamento de um professor da área. O grupo, participante do projeto, tem o nível de cortisol avaliado, observando as escalas relacionadas ao nível do humor. 

Confira abaixo mais fotos do evento:







terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projeto Beleza e Leveza realiza mais uma ação voluntária

O projeto “Leveza e Beleza” realizou, na tarde da última quarta-feira (28/11), mais uma ação voluntária no Hospital Severino Lopes. Cabeleireiros profissionais, em uma ação generosa e solidária, participam do Projeto que é coordenado por Zeza Diniz, esteticista capilar.

O Projeto está em funcionamento desde 2008 no hospital, ano em que foi oficializado. A ação  visa elevar a autoestima dos pacientes internados, por meio de cuidados desenvolvidos por profissionais da área de estética e beleza.

Os usuários da instituição saem renovados após melhorarem a sua imagem pessoal demonstrando que beleza também é vida e saúde.

É visível a tranformação dos pacientes e como, o próprio nome do Projeto diz, eles saem mais leves e belos.

Confira as fotos do evento:






Postagens populares