sexta-feira, 16 de março de 2012

Reunião Acadêmica: Acadêmicos de Medicina encerram estágio e nova turma inicia atividades

























“Uma experiência enriquecedora, oportunidade para desmistificar e aprofundar os conhecimentos na área de psiquiatria, se preparar melhor para o futuro profissional”, essas foram algumas das definições dadas pelos Acadêmicos de Medicina a respeito  da sua vivência profissional no Hospital Severino Lopes. Os depoimentos foram feitos durante Reunião Acadêmica realizada no último dia 08 de março. 

A Reunião marcou o encerramento da turma de estagiários de medicina contratados pela instituição em setembro de 2011 e deu as boas vindas a nova turma que deverá inciar as atividades ainda neste mês. O encontro foi dirigido pelo diretor técnico do Hospital, Dr. Edson Gutemberg de Souza, e  por Dr. José Luiz Alves prof. coordenador do estágio.

"As Reuniões Acadêmicas do Hospital Severino Lopes foram criadas há mais de 40 anos por Dr. Severino Lopes. Nomes renomados da psiquiatria e neurologia de Natal já fizeram partes desses momentos adquirindo muitas experiências nas discussões acadêmicas e estudos de casos propiciados aqui. Os encontros sempre contaram com bom número de participantes sendo bastante procurada por aqueles que se interessavam pela área da psiquiatria", disse Dr. José Luiz relatando um pouco da história.


 Complementando a explanação  Dr. Edson lembrou: "Iniciamos nossa vida profissional qui dentro deste hospital participando assiduamente destas reuniões. Quando fomos fazer pós graduação na Alemanha éramos os mais experientes, com uma gama de casos clínicos analisados cientificamente possibilitados pelos estudos dentro do Hospital Severino Lopes".


Após a exposição dos coordenadores, todos os acadêmicos de medicina que estão deixando a instituição fizeram um depoimento enaltecendo o trabalho e a estrutura atual do Hospital Severino Lopes. Frisaram a importância do aprendizado do exame clínico e psiquiátrico possibilitados.


O preparo dos profissionais de enfermagem para trabalhar com a psiquiatria também foi destaque nas falas dos acadêmicos. " A enfermagem daqui faz um trabalho incrível de atenção e cuidado a esses pacientes. Eles tem uma forma de lidar com o portador de transtorno mental que nos ensina muito e nos faz olhar para este paciente com outros olhos. Este estágio permite que a gente deixe de ter uma visão muitas vezes preconceituosa. Seria bom se mais alunos pudessem participar. Assim as pessoas passam a ter uma outra visão".


"Atualmente acredito que o Hospital Severino Lopes é a única instituição que atua como campo de estágio neste segmento em Natal.", lembrou os acadêmicos falando sobre a importância desta oportunidade dada.

Nenhum comentário:

Postagens populares