sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto da UFRN leva usuários para manhã de atividade física na psicina

Com a proposta de fazer uma manhã de atividades físicas de forma diferente e prazerosa, a equipe do Projeto "Um estudo sobre o efeito do exercício físico sobre o humor e a cognição de pacientes em fase de tratamento para a dependência química” levou os usuários do Hospital Severino Lopes, no último dia 30 de novembro, ao parte aquático do Departamento de Educação Física da UFRN.

A pesquisa é coordenada pela professora da UFRN, Dra. Vanessa de Paula Soares Rachetti, contando com a colaboração do educador físico do hospital professor Ilton.


A atividade desenvolvida na piscina teve reflexos visíveis no grupo de participantes: animação e sorrisos eram frequentes. Alguns pacientes relataram que a experiência foi muito prazerosa, inclusive, dizendo que era a primeira vez que tinha a oportunidade de entrar em uma piscina.  

Devido o êxito, a equipe do projeto já estuda a possibilidade de realizar, pelo menos uma vez ao mês, essa atividade externa na piscina.

Pesquisa
Essa pesquisa que vem sendo realizada consiste  em descobrir se a prática voluntária de exercício é capaz de promover uma melhoria significativa no nível de humor dos dependentes químicos em tratamento. Os pesquisadores iniciaram o projeto desde o final de 2010 realizando atividades com um grupo de pacientes voluntários do Hospital Severino Lopes. São feitos atividades físicas semanalmente, com acompanhamento de um professor da área. O grupo, participante do projeto, tem o nível de cortisol avaliado, observando as escalas relacionadas ao nível do humor. 

Confira abaixo mais fotos do evento:







Nenhum comentário:

Postagens populares