Com a proposta de fazer uma manhã de atividades físicas de forma diferente e prazerosa, a equipe do Projeto "Um estudo sobre o efeito do
exercício físico sobre o humor e a cognição de pacientes em fase de tratamento
para a dependência química” levou os usuários do Hospital Severino Lopes, no último dia 30 de novembro, ao parte aquático do Departamento de Educação Física da UFRN.
A atividade desenvolvida na piscina teve reflexos visíveis no grupo de participantes: animação e sorrisos eram frequentes. Alguns pacientes relataram que a experiência foi muito prazerosa, inclusive, dizendo que era a primeira vez que tinha a oportunidade de entrar em uma piscina.
Devido o êxito, a equipe do projeto já estuda a possibilidade de realizar, pelo menos uma vez ao mês, essa atividade externa na piscina.
Pesquisa
Essa pesquisa que vem sendo realizada consiste em descobrir se a prática voluntária de exercício é
capaz de promover uma melhoria significativa no nível de humor dos
dependentes químicos em tratamento. Os pesquisadores iniciaram o projeto
desde o final de 2010 realizando atividades com um grupo de
pacientes voluntários do Hospital Severino Lopes. São feitos atividades físicas semanalmente, com acompanhamento de um professor da área. O grupo, participante do projeto, tem o nível de cortisol avaliado, observando as escalas relacionadas ao nível do humor. Confira abaixo mais fotos do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário