terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Beber mais do que dois copos de leite por dia pode ser prejudicial


Segundo estudo, tomar a bebida em excesso favorece a anemia

     Por Minha Vida


Leite é uma importante fonte de vitamina D e cálcio na dieta infantil, mas tomar a bebida em excesso pode ser prejudicial. Segundo um estudo publicado no periódico Pediatrics, beber muito leite pode reduzir a quantidade de ferro armazenada em nosso organismo, aumentando o risco de anemia. A descoberta foi liderada por um especialista do St. Michael?s Hospital, no Canadá.
Os pesquisadores analisaram a ingestão diária de leite e os níveis de vitamina D e ferro no organismo de cerca de 1.300 crianças em idade pré-escolar. Enquanto a vitamina D está diretamente relacionada à saúde óssea, o ferro tem um papel de destaque no desenvolvimento cerebral e sua carência está associada a problemas de circulação.
A partir dos dados obtidos, concluiu-se que beber três copos ou mais de leite por dia estava associado a níveis ligeiramente mais baixos de ferritina no sangue. Os níveis dessa proteína indicam a quantidade de ferro no organismo. Ainda assim, a taxa do nutriente estava dentro do intervalo considerado normal. Mesmo assim, é recomendado não passar do limite estabelecido para não colocar a saúde em risco.
Embora esteja claro que quanto mais leite as crianças bebiam menores eram os níveis de ferro no sangue, ainda não se sabe exatamente qual interação gerava a perda do nutriente. Vale reforçar, porém, que o leite desempenha um papel importantíssimo na dieta e que, por isso, não é recomendado excluí-lo do cardápio. Confira alguns de seus benefícios:
Fonte de vitaminas
As vitaminas presentes no leite são fundamentais para o desenvolvimento infantil e para o combate a doenças infecciosas. Algumas delas são a vitamina A, a vitamina B1 e a vitamina B2.
Fonte de cálcioO leite é o alimento natural com maior concentração de cálcio. O nutriente está diretamente ligado à manutenção da integridade dos ossos e seu consumo reduz o risco de desenvolver doenças, como a osteoporose.
Fonte de mineraisAlém do cálcio, fósforo e manganês estão presentes no leite. Enquanto o primeiro ajuda na formação dos ossos, o segundo é importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro.
Intolerância à lactose
Para quem não consegue digerir a proteína do leite, a solução é investir no leite de soja. Ele não tem lactose, tem menos açúcar e, se enriquecido com cálcio, ainda oferece um valor nutricional relevante para a dieta.

Nenhum comentário:

Postagens populares