segunda-feira, 30 de abril de 2018

ABRIL VERDE - O HPPSL na prevenção aos acidentes trabalhistas


O mês verde, como é conhecido o mês de abril, simboliza a segurança trabalhista que conta com a participação voluntária e espontânea de pessoas que desejam apontar a necessidade para a implantação de uma nova cultura para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O mês escolhido para a prevenção baseia-se em Memória às vítimas de Acidentes de Trabalho, fruto da explosão de uma mina na cidade de Farmington, Estados Unidos. O acidente ocasionou a morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhista da humanidade.

Em apoio ao movimento Abril Verde, o HPPSL realizou uma palestra voltada para os procedimentos de segurança necessários e a conscientização do
trabalhador. A palestra aconteceu na manhã da última sexta feira (27), no auditório do Hospital, promovida pela técnica em Segurança do Trabalho, Elane Dias, e pela enfermeira Jaleska Trindade.

As profissionais expuseram dados agravantes para mortes e ferimentos graves devido aos acidentes trabalhistas em todo estado do Rio Grande do Norte e no país, além de ressaltar os meios preventivos para a segurança e melhores condições trabalhistas.

A conscientização por meio da palestra é de suma importância aos funcionários do HPPSL. Afinal, é necessário a conscientização para que haja a prevenção e, assim, mais segurança e saúde no trabalho.

terça-feira, 17 de abril de 2018

SESI/RN realiza ações preventivas no HPPSL

       Nesta segunda-feira(16), o SESI/RN, em parceria com o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes, proporcionou aos pacientes uma manhã voltada para os cuidados com a saúde. A ação preventiva recebeu técnicos de enfermagem e especialistas da área de higienização bucal do SESI/RN, para atender os mais diversos serviços.



Foram realizados exames de verificação da pressão arterial, glicemia, peso e altura. Com relação a saúde bucal, os pacientes assistiram a palestra com recomendações e orientações de limpeza, além da aplicação de flúor e entrega de kits de higiene bucal. O cuidado com a visão também fez parte do evento, sendo realizado um exame óptico para verificar a qualidade visual dos pacientes.
       Além da prevenção da saúde por meio da prática de exames, o circuito saúde associa uma cooperação terapêutica de forma individual para cada paciente. Para a terapeuta ocupacional, Michelle Bacurau a atuação em prevenção à saúde que a terapia ocupacional representa, é colocada em prática por meio do circuito saúde. "É de suma importância pactuações como a do SESI/RN, com o compartilhamento pelos diferentes profissionais nas atividades desenvolvidas., disse Bacurau ressaltando a importância da parceria do Hospital junto ao SESI/RN ao estabelecer ações preventivas.

         A terapia ocupacional, atuante no âmbito da prevenção da saúde, emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais, ou seja, trabalhar essa perspectiva promove também a saúde do paciente por meio de ações de prevenção. 
          O HPPSL agradece  ao SESI/RN pela realização desse importante Projeto com medidas de prevenção a saúde e a doação de 160 kits de higiene bucal,. Também agradece aos responsáveis pela prática e realização do circuito na instituição, através da Terapeuta Michelle e os assessores técnicos do SESI/RN, Fernanda Fernandes e Epitácio Bacurau.





















sexta-feira, 13 de abril de 2018

2º Caminhada de Enfrentamento à Psicofobia acontece nessa quinta-feira (12)

Saída do Hospital Severino Lopes
Ocorreu na manhã de ontem (12), em razão ao dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, a 2º Caminhada em prol da Campanha promovida pelo Hospital Psiquiátrico Severino Lopes. 

O trajeto percorrido do Hospital em direção ao Parque das Dunas, contou com a presença dos profissionais na área da saúde mental, pacientes e familiares da Instituição, que foram as ruas dizer “não” ao preconceito sofrido pela falta de conhecimento e o apoio de grande parte da sociedade. 



O caminho ao Parque das Dunas contou com o direcionamento do educador físico Ilton Alves, que proporcionou aos participantes uma manhã agradável de exercícios físicos com alongamento e relaxamento, e a presença dos nutricionistas Jefferson Cardoso e da Ana Paula Figueiredo, que distribuiu água, picolé e salada de frutas na chegada ao Parque.

Na caminhada, os pacientes puderam expressar por meio de cartazes e carro de som a experiência de enfrentar os desafios causados em virtude do preconceito, além de também manifestar a importância indispensável do tratamento a pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno. 

É necessário que a sociedade entenda mais sobre o sofrimento mental, suas dificuldades e consequências, para que as condições psíquicas possam ser assumidas sem culpa e identificadas precocemente para receber o tratamento adequado, em visto que no momento que isso ocorre previamente auxilia no amparo e suporte da vida com menos sofrimento e inibições.


quarta-feira, 4 de abril de 2018

HPPSL promove Caminhada no Dia de Enfrentamento à Psicofobia

Comemora-se no próximo dia 12 de abril o dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo de combater o preconceito à portadores de transtornos mentais. Em prol da campanha, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL), juntamente a associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais do Rio Grande do Norte (AFDM-RN), irá realizar a 2ª Caminhada de Enfrentamento à Psicofobia mobilizando pacientes, familiares e profissionais de saúde e chamando a atenção da sociedade para a importância da discussão do tema.

A caminhada se inicia com saída do HPPSL, localizado na Av. Romualdo Galvão ás 9h, com destino ao Parque das Dunas, na Av. Alexandrinho de Alencar. Durante o evento, os participantes serão acompanhados por um carro de som, que ao longo do caminho irá transmitir dados sobre o dia Nacional de Enfrentamento à psicofobia e suas lutas, além dos cartazes e frases que os pacientes confeccionaram para apoiar a campanha. Posteriormente, também serão desenvolvidas atividades terapêuticas, como alongamento e relaxamento. Contando, ainda, com distribuição de água, picolé e salada de frutas.

Para o psicólogo do Hospital, Jessé Duarte,  é de grande importância a realização de projetos que oferecem o conhecimento para a sociedade do que de fato é o transtorno mental. "A partir do momento que adquire-se esse conhecimento, torna-se muito mais fácil de se ter um julgamento mais correto sobre o que é ser um portador de transtorno mental. Esse conhecimento auxilia também o familiar, que, geralmente, sofre por desconhecer e não saber como agir diante do problema.", afirma o psicólogo. 


O que é a psicofobia? 


A Psicofobia é o preconceito contra pessoas que sofrem de transtornos mentais. A campanha, criada pela ABP, visa combater este preconceito com a divulgação de informações corretas para toda a sociedade, que se mobiliza durante todo o mês de abril em busca da conscientização sobre a doença mental, seus sintomas e tratamentos. 

O dia escolhido para instituir o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, 12 de abril, foi instaurado pela ABP em alusão à data de nascimento do artista Chico Anísio, padrinho da campanha e que declarou em vida ter sofrido de depressão. Afirmou ainda que, se não fosse o tratamento psiquiátrico, não teria feito nem 20% do que fez em sua vida. 







Postagens populares