quarta-feira, 4 de abril de 2018

HPPSL promove Caminhada no Dia de Enfrentamento à Psicofobia

Comemora-se no próximo dia 12 de abril o dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, campanha criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo de combater o preconceito à portadores de transtornos mentais. Em prol da campanha, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL), juntamente a associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais do Rio Grande do Norte (AFDM-RN), irá realizar a 2ª Caminhada de Enfrentamento à Psicofobia mobilizando pacientes, familiares e profissionais de saúde e chamando a atenção da sociedade para a importância da discussão do tema.

A caminhada se inicia com saída do HPPSL, localizado na Av. Romualdo Galvão ás 9h, com destino ao Parque das Dunas, na Av. Alexandrinho de Alencar. Durante o evento, os participantes serão acompanhados por um carro de som, que ao longo do caminho irá transmitir dados sobre o dia Nacional de Enfrentamento à psicofobia e suas lutas, além dos cartazes e frases que os pacientes confeccionaram para apoiar a campanha. Posteriormente, também serão desenvolvidas atividades terapêuticas, como alongamento e relaxamento. Contando, ainda, com distribuição de água, picolé e salada de frutas.

Para o psicólogo do Hospital, Jessé Duarte,  é de grande importância a realização de projetos que oferecem o conhecimento para a sociedade do que de fato é o transtorno mental. "A partir do momento que adquire-se esse conhecimento, torna-se muito mais fácil de se ter um julgamento mais correto sobre o que é ser um portador de transtorno mental. Esse conhecimento auxilia também o familiar, que, geralmente, sofre por desconhecer e não saber como agir diante do problema.", afirma o psicólogo. 


O que é a psicofobia? 


A Psicofobia é o preconceito contra pessoas que sofrem de transtornos mentais. A campanha, criada pela ABP, visa combater este preconceito com a divulgação de informações corretas para toda a sociedade, que se mobiliza durante todo o mês de abril em busca da conscientização sobre a doença mental, seus sintomas e tratamentos. 

O dia escolhido para instituir o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, 12 de abril, foi instaurado pela ABP em alusão à data de nascimento do artista Chico Anísio, padrinho da campanha e que declarou em vida ter sofrido de depressão. Afirmou ainda que, se não fosse o tratamento psiquiátrico, não teria feito nem 20% do que fez em sua vida. 







Nenhum comentário:

Postagens populares