segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jornal de Hoje publica matéria sobre participação do Hospital na Cientc/UFRN


Transtornos Psiquiátricos

Fonte: Jornal de Hoje, 24/10/12
Repórter: Jéssica
O Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL), popularmente conhecido como Casa de Saúde de Natal, também está participando do evento, desde o início, com um estande com o tema ‘Entendendo os transtornos mentais’. O objetivo é promover atividades de conhecimentos sobre saúde mental para a sociedade, a fim de combater o preconceito e desmistificar as doenças psiquiátricas.
De acordo com a assistente social do hospital, Augivanda Guedes, a apresentação do trabalho de um hospital psiquiátrico à sociedade, pode mudar a visão preconceituosa ainda existente. “O trabalho realizado no Hospital Severino Lopes não é apenas médico, mas também é bastante humanizado. Há todo um envolvimento de profissionais atuando diariamente na área clínica, psicológica e social dos pacientes com transtornos psiquiátricos. Por isso, é muito importante a sociedade entender o que são transtornos psiquiátricos para perder aquela imagem distorcida de que estes pacientes devem ficar isolados e presos em quartos de um hospital. Aqui na Cientec, estamos esclarecendo muitas dúvidas e mitos sobre a atual realidade dos tratamentos psiquiátricos”, disse Augivanda Guedes, informando que o estande estará em funcionamento até hoje.
A participação do Hospital na Cientec é uma atividade em conjunto com o projeto da UFRN desenvolvido na  instituição, que estuda o efeito do exercício físico sobre o humor e a cognição de pacientes em fase de tratamento para a dependência química. Para a enfermeira da unidade, Vanessa Bandeira, a atitude da sociedade mediante a realidade dos pacientes psiquiátricos, pode influir positivamente nos tratamentos. “Uma das principais dificuldades dos pacientes é a dificuldade no processo de aceitação por parte da sociedade. Isso faz com que eles, fora de seus momentos de crise, se sintam intimidados e não consigam se expressar, nem interagir com outros. Há diferentes tipos de patologias psiquiátricas e é preciso se entender cada uma delas, para que a sociedade os receba bem, e eles, a partir desse processo de aceitação, estejam mais ligados ao mundo em volta”, afirmou a enfermeira Vanessa Bandeira.
Além das exposições, no estande ‘Entendendo os transtornos mentais’, os visitantes aprendem um pouco mais sobre o histórico do tratamento de doenças mentais e comparam as técnicas de tratamento antigas, com as utilizadas hoje em dia, como o que é realizado no Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu ficasse sabedora desse evento, iria me disponibilizar a ajudar no que fosse necessário. Mas não fique apar!!!

Postagens populares