quarta-feira, 18 de abril de 2012

Reunião das Famílias contribuem para qualidade de vida

Um momento especial e fundamental no tratamento no Hospital Severino Lopes são as Reuniões das Famílias, que acontecem há 9 anos, semanalmente, desde março de 2003.  As reuniões fazem parte do programa atenção às famílias, coordenado pelo setor de psicologia,  sendo promovidas todas as terças e quintas-feiras, às 14 horas, antes do horário de visitas.

A psicóloga Sandra Uchoa enfatiza que são amplos os objetivos dessa reunião.  Destaca que consistem em suprir uma demanda informativa a respeito dos transtornos mentais e referenciar o familiar sobre o tratamento na internação (rotina hospitalar) assim como sobre as diversas outras modalidades de tratamento. "Também objetivam dar suporte psicológico ao familiar através das discussões que promovem mudanças nos pensamentos, sentimentos e comportamentos deles em relação ao transtorno mental, ao portador de transtornos mental, aos tratamentos e, inclusive, em relação as ações em prol da sua própria saúde mental. A intervenção com os familiares é estratégia fundamental no tratamento do portador de transtorno mental e  define-se como uma via de mão dupla na busca de trabalhar a saúde mental. É um fortalecimento dos laços que sustentam a rede de suporte as esses indivíduos." complementa Uchoa.

Os resultados dessas reuniões são visíveis através da fala dos próprios participantes. Dona Francinete Lima revela o quanto esses momentos ajudaram: "Participar desses encontros mudou a minha forma de viver. Tenho 3 filhos com problemas de dependência química e aprendi como lidar melhor com esta situação durante essas reuniões, inclusive, sai da depressão em que vivia há anos.", revela a familiar. Para outra participante do grupo Maria José Vieira da Silva as reuniões lhe enchem de ânimo e energia: "Entro de um jeito e saio 100% melhor ao participar desse momento. Adquiro mais força para enfrentar os problemas e, especialmente, para falar com meu irmão que se encontra internado.", comenta.

 Flávia Lima, estagiária do setor de psicologia,  relata que frequentemente os familiares dizem o quanto as reuniões tem lhe ajudado no dia a dia aliviando o estresse e servindo como uma palavra amiga, de orientação e suporte. A estagiária revela que tem aprendido muito com estes encontros, especialmente, com relação a importância de trabalhar as dinâmicas de grupo onde são divididos os problemas e vistos que muitos passam por realidades semelhantes e podem se apoiar uns nos outros. Há 6 meses estagiando no hospital, Lima já teve oportunidade de coordenar uma reunião: "Foi uma experiência de grande responsabilidade procurei dar o enfoque na necessidade de trabalharmos os pensamentos positivos e manter sempre viva a esperança. As oportunidades de aprendizado neste estágio serão muito importantes para minha vida profissional.", ressaltou.


Nenhum comentário:

Postagens populares