segunda-feira, 3 de junho de 2019

Hospital promove Semana do Meio Ambiente e leva hortoterapia a pacientes

  

Você algum dia já imaginou um biólogo atuando dentro de um hospital? Já imaginou o momento de de perto o trabalho do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL).
internação como transformador do seu contato com a natureza e com as plantas? Já ouviu falar em hortoterapia? Se você nunca imaginou nada disso ou se já é um apreciador da natureza como, inclusive, fonte de alívio do stress do dia-a-dia precisa conhecer

O HPPSL trabalha com hortoterapia buscando a diminuição das tensões e o bem estar do indivíduo. A terapia estimula as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida.

Intensificando e ampliando as atividades da hortoterapia nesta Semana, entre os dias 03 e 05, a instituição se dedica ao Meio Ambiente estando com uma vasta programação de atividades que visam conscientizar funcionários, pacientes/clientes, visitantes, familiares e a sociedade em geral.  Além disso, o objetivo da Semana do Meio Ambiente HPPSL é  promover a sensibilização ambiental no Hospital, através de ações educativas e práticas sustentáveis, que contribuam para a promoção da consciência ambiental e a sustentabilidade do planeta.

A programação iniciou na manhã de hoje(03) com um café da manhã para funcionários onde foram realizadas apresentações orientando os empregados acerca de práticas sustentáveis, propondo a educação ambiental, a redução do uso de materiais descartáveis e o compromisso com a sustentabilidade. A tarde haverá oficina Oficina Gastronômica Sustentável  sobre "Qualidade Alimentar e Reaproveitamento de Alimentos"  voltada para pacientes/clientes, com a nutricionista Debora e Terapeuta Ocupacional Erika.

Na terça-feira(04) o dia inicia com Ciranda de Roda, brincadeiras e apresentação do projeto da Hortoterapia do Hospital, para os pacientes/clientes, fomentando o compromisso com si próprio, a natureza e a sustentabilidade. Atividade será coordenada pela piscologa Nayran e a Terapeuta de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde Isis. A tarde está programado um momento de conscientização das famílias com apresentação de vídeos e slides. Também na tarde do dia 05, será realizada oficina de Instrumentos Musicais Recicláveis.

No dia(05), quarta-feira, pela manhã está programado a realização de um Cine  Ambiental com exibição de filme com temática ecológica e discussão com a participação da bióloga Micaela, da Psicóloga Nyran e do Musicoterapeuta Eduardo. Na parte da tarde  haverá oficina lúdica e artística com  produção de mandalas de sementes, conduzida pela psicóloga Flávia e Terapeuta Ocupacional Erika.



Nenhum comentário:

Postagens populares