Você pode nunca ter ouvido falar em psicofobia, mas provavelmente já se deparou com alguma situação de preconceito envolvendo esse termo. A Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. O assunto é tema de Sessão Solene na Assembleia Legislativa do RN, nesta sexta-feira(15), às 9h30min, .
O evento proposto, pelo Deputado Hermano Morais, promove uma homenagem ao Dia Nacional de Enfrentamento a Psicofobia e uma homenagem especial ao suplente de Senador Paulo Davim, que é o autor do PL 263/2014 em que Instituiu essa data a ser celebrada, nacionalmente, no dia 12 de abril de cada
ano. Hermano Morais fez a proposição atendendo a solicitações da Associação Norte Riograndense de Psiquiatria(ANP) e da Associação de Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do Estado (AFDM-RN).
Além de homenagear, a Sessão pretende levar a discussão da Psicofobia à sociedade Potiguar alertando a necessidade de combatermos o preconceito. Essa discussão segue a orientação da Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP), que neste mês de abril de Enfrentamento a Psicofobia tem realizado ampla campanha em todo o Brasil, #eusoumais, de valorização da pessoa que tem ou teve algum tipo de transtorno mental e de combate a qualquer tipo de atitude discriminatória.
A data escolhida faz referência ao dia do nascimento do humorista Chico Anysio,
que concedeu depoimento em vídeo à Associação Brasileira de
Psiquiatria, poucos meses antes de falecer, contando o quanto sofria com
a depressão. Entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em
todo o mundo, cinco são transtornos mentais, como depressão e ansiedade,
de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria. No entanto, o
preconceito e a falta de informação dificultam o diagnóstico, pois as
pessoas evitam procurar tratamento porque temem o estigma de doente
mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário