Presépio de natal criado pelos pacientes do HSL na terapia ocupacional. Foto: Assessoria de comunicação |
Estimular os pacientes cognitivamente, promover a interação e o envolvimento com as festividades de fim de ano, além de combater o stress, essa é a proposta que a terapia ocupacional do Hospital Severino Lopes (HSL) traz para motivar os pacientes da instituição a confeccionarem os enfeites de natal, feitos com materiais recicláveis.
Os enfeites dão um colorido especial à instituição, acrescentando mais alegria e aproximando o espírito festivo da época a todos que visitam o hospital. Esse trabalho está sendo coordenado pela terapeuta ocupacional, Michele Bacurau.
“Procurei envolver os pacientes nesse espírito e motivá-los com o simples ato de desembrulhar os materiais que seriam utilizados e, nesse processo, pude sentir e identificar os potencias de cada um”, explicou Michelle.
“A partir dessas interações pude trabalhar diversos objetivos com eles individualmente, pois cada paciente requer atenção específica. Desse modo é possível propiciar novas habilidades e novas experiências. Proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e melhoria na autoestima”, concluiu a terapeuta ocupacional.
Árvore de Natal e presépio enfeitados pelos pacientes nas sessões da terapia ocupacional. Foto: Assessoria de Comunicação. |
O resultado de todo esse empenho em conjunto e diversão é a ornamentação presente em muitos ambientes da instituição, espalhando a alegria, o sorriso e o bem-estar a todos os envolvidos. Também foi possível trabalhar os usuários do Severino Lopes de modo interativo e dinâmico; foi possível também suavizar o ambiente de trabalho e descontrair com ajuda dos enfeites.
A festa natalina para os familiares e pacientes acontecerá no próximo dia 17 de dezembro, às 14h. O hospital convida todos a participarem deste momento ímpar, assim como está solicitando a colaboração para realizá-lo por meio da aquisição de rifas e doação de brindes.
A equipe do HSL já começou a vender as rifas, disponível no departamento de serviço social, e será possível comprá-las até antes do sorteio no evento, quem adquiri-las concorrerá a uma cesta natalina. O propósito é arrecadar fundos para a confraternização dos pacientes. A doação também pode ser feita no setor de serviço social do hospital.
Para mais informações, entrar em contato com o serviço social do HSL pelo telefone (84) 4005-3261, ou pela fanpage do hospital, ou e-mail: hslassessoria@gmail.com.
“Ser TO (Terapeuta Ocupacional) é levar a oportunidade das cores para pessoas que desaprenderam a desfrutá-las. Cíntia Shwab”, citou Michelle Bacurau.
Chaminé do papai noel e boneco de neve confecionados por pacientes. Foto: Assessoria de Comunicação. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário