sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Hospital Severino Lopes participa de audiência sobre a prevenção do suicídio



Abertura da audiência no plenário da CMN. Foto: Assessoria de comunicação do HSL.


Na última quinta-feira, 17, o Hospital Severino Lopes (HSL) esteve presente na audiência pública sobre saúde mental e prevenção ao suicídio que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Natal (CMN). O debate foi proposto pelo presidente da CMN, vereador Franklin Capistrano e, na mesa, contou com a participação da representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), Regina Ramos;  do presidente da Associação Norte-Riograndense de Psiquiatria, Leonardo Barbosa; assim como a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e também da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).

O debate faz parte da programação do setembro amarelo, mês dedicado a ações de divulgação sobre a prevenção do suicídio. A campanha é uma iniciativa da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) para tentar reduzir esse número colaborando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como meta a diminuição da taxa de suicídio em 10% até o ano de 2020.

“98% dos que tentam suicídio tem algum quadro psiquiátrico associado”, afirmou Leonardo Barbosa e continuou, “e muitas vezes não foi diagnósticado ou foi maltratado. Vamos pensar no suicídio não como um ato. Quando a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) implementa uma campanha como o setembro amarelo, a ideia é trazer o tema para discussão na sociedade”.

Durante todo o diálogo, foram lembradas situações sociais com falas emocionadas. Cantos, sentimentos de empatia e comoção foram expostos pelas palavras dos que compunham a mesa assim como dos que participaram do audiência. A promoção da vida se fez presente durante toda a discussão.

“Trabalhar na área de saúde mental é um desafio para todos nós, tanto para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), quanto para ambulatórios, quanto para hospitais, como o HSL. É um desafio ter um paciente dentro desse contexto e nós temos a preocupação de quando ele receber a auta, inseri-lo na  rede de acolhimento da saúde mental com o objetivo de dar continuidade no tratamento dele”, finalizou  a assistente social do Severino Lopes, Augivanda Guedes.

Augivanda também lembrou da caminhada Acredito na Vida realizada pelo hospital na última terça-feira, 15, em promoção da vida pelo setembro amarelo na prevenção do suicídio.

Nenhum comentário:

Postagens populares