terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caminhada 10 de outubro celebra dia Mundial da Saúde Mental e reivindica melhores condições de tratamento


Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para reflexão sobre o preconceito, a discriminação e a exclusão social e de chamar a atenção das autoridades públicas para necessidade de investimentos no setor, o Hospital Severino Lopes(HSL) promove, nessa próxima quinta-feira(10), dia da saúde mental, caminhada até o Parque das Dunas. Para o evento estão sendo convidadas instituições parceiras como Sindsaúde e Sinmed/RN, familiares, profissionais de saúde, pacientes e sociedade em geral.

A caminhada, que tem como tema "De mãos dadas pela saúde mental", tem saída prevista às 8h30 no hospital localizado na av. Romualdo Galvão 1402 e retorno às 10h. No percurso serão apresentadas faixas, cartazes e distribuídos panfletos alertando sobre a problemática da saúde mental no RN. Além disso, a manifestação dará apoio ao Projeto de Lei da "Psicofobia" de autoria do Senador Paulo Davim, PL nº 236 de 2012, de reforma do Código Penal Brasileiro, para tornar crime o preconceito aos portadores de transtornos mentais.

Os cartazes que farão parte da caminhada foram confeccionados pelos próprios pacientes durante oficina coordenado pelo setor de Psicologia e Terapia Ocupacional da Instituição.

No Parque das Dunas está programado a realização de exercícios de relaxamento coordenados pelo setor de Educação Física, distribuição de lanche e momento de reflexão sobre os problemas a serem enfrentados para a melhoria da assistência a saúde mental em nosso Estado. Ampliação no número de psiquiatras no SUS, o acesso regular da medicação na Unicat, o fim da política de fechamento de hospitais e redução de leitos, a melhoria e ampliação dos CAPS estão entre as principais reivindicação das famílias.

O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. 





Nenhum comentário:

Postagens populares