terça-feira, 23 de abril de 2013

Pacientes psiquiátricos participam do Projeto Viva Costeira

Um domingo à tarde diferente com caminhada a beira mar, num belo cartão postal, com muita alegria e interação social. Assim foi a tarde do último domingo(21) para um grupo de usuários do Hospital Severino Lopes. Através do apoio do Programa do Governo do Estado RN Vida, que forneceu o transporte, pacientes do Hospital  tiveram a oportunidade de participar do Projeto Viva Costeira.
Para esses pacientes a caminhada pode significar muito mais do que um dia de lazer a beira mar, podendo vir a auxiliar efetivamente no seu tratamento. Dados de estudos científicos já comprovam que a prática de atividade física tem efeitos diretos na melhoria da eficácia do tratamento medicamentoso. Fazer caminhadas diminui a tensão, o estresse, a ansiedade, combate sentimentos de inadequação, baixa auto-estima e depressão, melhora o humor e torna o sono mais tranqüilo.


O projeto viva costeira tem por objetivo de humanizar a Via Costeira fazendo com que a população possa aproveitar esse espaço tão importante para Natal.. Consiste na interdição de uma das faixas da via para possibilitar atividades de lazer como caminhada, corrida, passeio de bicicleta.
A ideia tem contado com adesão e o apoio da comunidade Potiguar que vem lotando a via costeira nas tardes de domingo. É um projeto para toda a família participando desde atetlas até crianças e bebês.

Os usuários do Hospital que participaram do evento adoraram o passeio. Além da felicidade estampada na face durante a caminhada,o comentário geral dos dias seguintes era: "como foi bom". 

Buscando oportunizar aos pacientes novas participações no projeto, a equipe interdisciplinar do Hospital Severino Lopes está buscando implementar parcerias com empresas ou instituições que possam disponibilizar ônibus para o transporte dos pacientes.
Confira, a seguir, mais fotos  do passeio:






Nenhum comentário:

Postagens populares