O ano de 2012 iniciou com uma ótima notícia. O Projeto da UFRN "O efeito do exercício físico sobre o humor de pacientes em fase de tratamento para dependência química" foi renovado por mais um ano. Para fazer um balanço dos resultados do projeto, apresentar a metodologia do trabalho para 2012, falar sobre a organização e retomada das atividades, esteve presente, durante reunião da equipe interdisciplinar do Hospital Severino Lopes, ocorrida no último dia 10 de fevereiro, a prof.ª Vanessa Rachetti.
Para Vanessa Rachetti apesar de não existir uma amostragem significativa, uma vez que o grupo analisado, ainda, é considerado pequeno, os primeiros resultados nos pacientes analisados são bastante animadores. Os números mostram que após a adoção dos exercícios físicos regulares houve melhoria no nível de humor e ansiedade dos indivíduos monitorados.
A professora informou que pretende retomar a pesquisa no mês de março mantendo atividades regulares com os pacientes todas as quartas-feiras. Para já ir sensibilizando e informando os pacientes a respeito da pesquisa, Vanessa Rachetti repassou a equipe do Hospital convites com orientações sobre o projeto a serem distribuídos entre os usuários com perfil para participação na pesquisa. Além disso, foram entregues panfletos com orientações de como brincar o carnaval de uma forma saudável.
Uma das novidades apresentadas para o ano de 2012 foi a premiação dos pacientes com inscrições em maratonas realizadas em Natal, bem como a promoção de uma maratona do Projeto.
Além disso, na reunião foi apresentado também a possível realização de outro projeto complementar pelo Departamento de Educação Física da UFRN. A ideia é criar um centro de apoio de atividades físicas para quando os pacientes saírem do hospital darem continuidade ao programa de exercícios. Esse projeto já se encontra aprovado, faltando apenas passar pelo comitê de ética da universidade para a sua liberação de funcionamento.
Finalizando a reunião, a equipe interdisciplinar parabenizou a prof.ª Vanessa e os demais integrantes do projeto se colocando a disposição para os auxílios que forem necessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário