Retirado do blog Prepare-se, escrito pelo preparador físico José Rubens D'Elia. http://g1.globo.com/platb/bem-estar-prepare-se/
Carnaval é alegria. É manifestação popular. É exemplo de criatividade. É uma grande aula de história do Brasil, cantada pelos maravilhosos enredos. É um show de trabalho de equipe, desfilando o orgulho da escola na Avenida.
A proposta de ter um Carnaval, com qualidade, pode parecer totalmente incoerente. Mas, queremos contribuir com a possibilidade de participar da Maratona do Carnaval, sem sentir na quarta-feira de cinzas, o gosto amargo da ressaca.
Que tal festejar, brincar e até “extravasar”, sem entrar no prejuízo?
Qualquer que seja a sua opção – cair na folia ou descansar – é possível cumprir o objetivo com qualidade.
Se fizer parte dos foliões e não tiver preparo físico de atleta, é recomendável seguir alguns cuidados, para que a alegria permaneça com você na quarta-feira.
A idéia não é fazer um treinamento especifico para o Carnaval, mesmo que essa prática já faça parte do “cardápio” de quem vai desfilar nas Escolas de Samba do Rio e São Paulo. E sim, ter seguir alguns rituais, para que a diversão só proporcione benefícios .
Que tal adotar um Kit carnavalesco, como sugiro a seguir:
-aumente a ingestão de líquidos, carregando uma garrafa com água. Se você em algum carnaval, usou água para molhar os outros, agora o foco é outro. A água é vital para a sua hidratação. Consuma de 2 a 3 litros ou mais;
- aumente o consumo de carboidrato. Coma macarrão, pães, frutas e cereais;
- evite comidas gordurosas e frituras. A famosa feijoada nem pensar
- álcool e jejum não combinam. Se for inevitável a gelada cervejinha, hidrate-se e coma algo antes;
- sem parecer piegas, beba com moderação;
-dançar é ótimo, mas horas de dança resultam em cansaço não só dos pés como das pernas. É sempre bom fazer leves pausas para descanso, que ajudem na circulação, como elevar as pernas, acima da linha do quadril, na posição deitada. Lembre-se que a panturrilha é como um coração que bombeia o sangue das pernas para o corpo. E no carnaval, ela entra em fadiga.
Para os adeptos do descanso, os conselhos acima também se aplicam, principalmente, se estiver na praia ou em outro cenário com temperatura elevada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário