Retirado do Blog Prepare-se, do preparador físico José Rubens D’Elia, que também é consultor do programa televisivo Bem Estar.
No bem estar da última sexta-feira, 2/9, falamos sobre as calorias ingeridas no dia a dia e como perdê-las. Sabemos que temos que consumir 1,3 kcal por hora para cada kg de peso, mas eis a questão: Quem conta as calorias de tudo o que come? Quase ninguém!
Mais do que ficar fazendo conta do que você comeu e do quanto precisa malhar para queimar, é preciso ter percepção de como é a sua alimentação e que atividades pratica.
Não existe milagre no exercício físico! Queimar calorias depende muito do corpo e do metabolismo de cada um. Por isso, alguns queimam mais que outros. Um atleta é um carro de fórmula 1; já um iniciante é um carro com motor menos potente, e às vezes desregulado.
Essa irregularidade vai desaparecer com a frequência da atividade. E o importante é garantir que, ao entrar em um programa de emagrecimento ou preparo físico, você também faça musculação.
Normalmete, após um periodo de 8 semanas de atividades aeróbica, pode-se emagrecer 400 gramas por semana. Por isso, é necessário fazer musculação e exercícios localizados.
Um estudo feito com homens e mulheres que durante 8 semanas fizeram apenas exercícios aeróbicos (esteira, bike, jump e natação) mostrou que eles emagreceram menos de 2 kg e não ganharam músculos. Já aqueles que combinaram os exercícios com musculação emagreceram 4 kg e ganharam 1 kg de músculos.
A minha experiência com treinamento mostra que montar um circuito com esteira, pesos e série no colchonete é muito eficiente. Outra dica importante é reduzir o intervalo de descanso entre um exercício e outro. Comer menos e mais vezes também acelera o metabolismo.
Nosso corpo é inteligente e precisa de desafios. Se ficarmos com a mesma rotina de exercícios por muito tempo, o organismo entende que não estamos evoluindo e, como consequência, queima menos calorias. Portanto, é necessário mudar a sequência de exercícios a cada 3 ou 4 semanas.
Dicas para acelerar seu metabolismo e emagrecer:
1 – Movimente-se e ganhe massa muscular
Atividades que elevam o batimento cardíaco – como subir escadas, caminhar, correr, pedalar, nadar e pular corda – são essenciais para aumentar o metabolismo.
2 – Tome café da manhã
É muito comum, em função de maus hábitos ou da vida corrida, que as pessoas fiquem sem café da manhã, imaginando que com isso vão emagrecer. Pelo contrário, essa refeição é uma das principais do dia e fundamental para acelerar o metabolismo.
3 – Faça refeições fracionadas para eliminar gordurinhas
Ao contrário do que imaginamos, se dividirmos as nossas três refeições principais diárias com outras três intermediárias (pequenos lanches), manteremos o metabolismo em ritmo acelerado e saudável.
4 – Pratique uma atividade física regular
Quanto mais mantivermos o corpo em movimento nas atividades do dia a dia e ainda fizermos um programa de exercícios físicos, de 3 a 6 vezes por semana, durante 30 minutos no mínimo, conseguiremos ativar o metabolismo e queimar gorduras.
5 – Beba bastante água
Se mantivermos o hábito de tomar 2 a 3 litros de água por dia, manteremos o corpo plenamente hidratado e o metabolismo estável.
6 – Tenha um sono reparador
Quem dorme bem mantém ativo o ritmo do metabolismo.
Nada acontece de um dia para o outro. Manter atividades regulares é essencial para ter os resultados esperados. O trabalho é muito suado!
Vamos lá, pessoal! Mãos à obra!
Um abraço,
D´Elia
Nenhum comentário:
Postar um comentário