terça-feira, 25 de outubro de 2011

Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg

Fonte: G1


Quarta-feira em São Paulo é dia tradicional de comer feijoada, mas hoje o Bem Estar propôs um alimento mais leve e rico em nutrientes: o peixe!
Quem explicou o quanto o brasileiro costuma comer dessa carne e o que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, ao lado do endocrinologista Alfredo Halpern. Eles sugeriram a ingestão de pelo menos duas porções por semana para prevenir doenças.
Peixe vale este (Foto: Arte/G1)
 A repórter Marina Araújo foi até o Pará para ver como e quanto os moradores comem de peixe. Às margens do rio Arapiuns, as famílias passam a noite pescando, numa festa chamada “piracaia”. Acari, jaraqui, carauacu, tambaqui, tucunaré e acurimatã são algumas das espécies amazônicas.
Os enlatados são opções boas e práticas, mas prefira a sardinha e o atum embebidos em azeite e com menos sal (observe a quantidade de sódio na embalagem). Os dois – além da truta, da cavala, do linguado, da pescada amarela, do salmão e de outros peixes de água fria – são ricos em ômega 3, uma substância capaz desobstruir as artérias e reduzir em até 30% o risco de um infarto ou derrame.
No restaurante japonês, prefira o limão e não exagere no molho shoyu. Opte pela versão light, que tem menos sódio. Uma colher de sopa de shoyu tem até 35% da nossa necessidade diária de sódio, segundo o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni.
Em casa, tempere o peixe com substâncias cítricas, como limão e laranja, para evitar o cheiro do peixe. O escabeche, preparado à base de azeite, limão e sal, ajuda a conservar a carne cozida ou frita no dia anterior.
Só o peixe fresco ou cozido/frito pode ser congelado. Quando você comprar o produto congelado e descongelá-lo, não o recongele. E nunca congele espécies diferentes em um mesmo recipiente. Um dia antes do preparo, retire o peixe do congelador e deixe-o, dentro de uma vasilha, na parte de baixo da geladeira (nunca em cima da pia, pois isso pode aumentar as chances de contaminação).
Mais dicas do Bem Estar: coma a sardinha na brasa inteira, pois as vísceras também têm alto índice de vitamina D, e não desperdice a pele do salmão, que apresenta gorduras poli-insaturadas, boas para a saúde.
Frutos do mar, como camarão, contêm muito colesterol, de acordo com os médicos. Por isso, o peixe ainda é a melhor opção.
Consumo semanal de carne por pessoa no país:
Carne bovina – 442,4 gramas (63,2 g por dia)
Aves – 255,5 gramas (36,5 g por dia)
Carne suína – 59,5 gramas (08,5 g por dia)
Pescados – 191,8 gramas (27,4 g por dia)
Dentre os pescados, estão: peixes frescos e preparações (163,8 g ou 23,4 g por dia), peixes em conserva (2,8 g ou 0,4 g por dia), peixes salgados (20,3 g ou 2,9 g por dia) e outros pescados (4,9 g ou 0,7 g por dia).

Nenhum comentário:

Postagens populares