sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um mês inteiro para Cultura Popular em Natal (RN)

por: Comunicação - Representação Regional Nordeste do MinC.



Uma grande ciranda de eventos culturais está movimentando Natal, capital do Rio Grande do Norte, durante todo o mês de agosto. São apresentações folclóricas, parafolclóricas, exposições de artes visuais, mostra de cinema, Feira de Artesanato, Festival Gastronômico, discussões acadêmicas, concurso fotográfico, lançamentos de livros, shows musicais e muito mais que circulam em vários pontos da cidade, compondo o programa do Governo do Estado, Agosto da Alegria, cujo objetivo central é aliar a cultura popular presente no Rio Grande do Norte e o turismo durante todo o mês de agosto e início de setembro. É sabido que no dia 22 de agosto o mundo todo celebra o Dia Internacional do Folclore. Mas na terra de grandes pesquisadores da cultura popular como Luís da Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo e Deífilo Gurgel , seria impossível celebrar tantas manifestações em apenas um dia ou semana. Nas palavras da secretária Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), Isaura Rosado, “o Governo do Estado se veste com as cores da Cultura Popular para aliar à atividade turística e, assim, enaltecer e valorizar essas duas vocações do Estado”.


Várias linguagens compõem o Agosto da Alegria e nomes de relevância da cultura popular local e de vários estados do Nordeste farão parte das apresentações como: Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, Boi Calemba Pintadinho, Pastoril Dona Joaquina, Congos de Calçolas, Mamulengo de Heraldo Lins, Congos de Oeiras (PI), Cavalo Marinho Boi de Ouro (PB), Maracatu Cambinda Brasileira (PE). Nos convidados dos grupos parafolclóricos, o Balé Popular do Recife, Grupo Cheiro do Pará, o bailarino Ângelo Madureira e o Grupo Parafolclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nas discussões acadêmicas que envolvem parceiros de universidades públicas e privadas do RN, haverá a Aula Magna no dia 23 de agosto, do dramaturgo, poeta e romancista, Ariano Suassuna, no Teatro Alberto Maranhão, além de vários seminários, mesas redondas e palestras espalhadas pela cidade. A linguagem de audiovisual, com a mostra intitulada Cultura Popular no Cinema, trará cineastas que voltaram seu olhar para a temática principal do evento e contará com grandes nomes como Walter Carvalho, no dia 10 de agosto, no Teatro de Cultura Popular, apresentando o documentário, “Moacir Arte Bruta” e Ney Santanna, com o documentário Canta Meu Boi, sobre o mestre Manoel Marinheiro, além das Ceguinhas de Campina Grande, com o documentário “A Pessoa é para o que Nasce”, dirigido por Roberto Berliner e o documentário Oswaldo Lamartine – Um Príncipe do Sertão, feito pela UFRN, resultado de uma entrevista concedida aos professores da UFRN, Humberto Hermenegildo e Vilma Vítor Cruz.

Na parte musical, o Agosto da Alegria contará com vários shows com artistas conhecidos nacionalmente e regionalmente. A estréia foi com Jorge Aragão, no último sábado, dia 06 de agosto. No dia 13, será a vez de Chico César e do flautista Carlos Zens; Antônio Nóbrega e Cleudo Freire vão encantar a noite do sábado, 20 de agosto e, no dia 27, o talento de Isaque Galvão, Khrystal e Orquestra Sanfônica ocupará o espaço do Largo do TAM, local onde ocorrerão todos os shows. Com exceção, Siba e Fuloresta do Samba se apresentarão na Cidade Alta, no dia 3 de setembro, ao lado do Palácio Potengi e, no domingo, 4 de setembro, Waldonys encerra a temporada de shows, novamente no Largo do TAM.

A linguagem Artes Visuais terá a primeira exposição individual, “Arte de Fé”, do grande pintor de arte ingênua do país, Fé Córdula, radicado há 37 anos em Goiânia (GO). Ele é potiguar, nascido no município de São Rafael, criado em Acari, e seus quadros já fizeram parte de mostras coletivas no RN. A exposição será aberta no dia 16 de agosto, no Palácio Potengi, às 18h. Antes, no mesmo local, no próximo dia 11, será aberto o Salão Nordeste de Arte Popular Chico Daniel, cuja seleção dos trabalhos em pintura, desenho, escultura e talha foi feita a partir de edital com mais de 100 inscritos. Trinta trabalhos de artistas populares do Rio Grande do Norte e Nordeste comporão essa mostra.

O Agosto da Alegria também dá espaço para a gastronomia e o artesanato. Foram concebidos o Festival Gastronômico Sabor Potiguar e a Feira Potiguar de Artesanato, que ocorrerão simultaneamente na Praça André de Albuquerque, no Centro da Cidade, entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro. A programação completa do Agosto da Alegria pode ser acessada nos endereços: www.cultura.rn.gov.br ou no www.agostodaalegria.com.br

Texto:  Sheyla de Azedo (Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte / Fundação José Augusto)

Nenhum comentário:

Postagens populares