quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dicas simples para fugir das dores nas costas

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena
 aumentar fonte diminuir fonte imprimir
Especialistas estimam que cerca de 90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia (dor nas costas) ao longo da vida. Por “dor nas costas”, entende-se a dor nas regiões cervical, torácica e lombar que não está relacionada a infecções, tumores, doenças sistêmicas ou fraturas. Uma grande parcela da população convive com dor nas costas, resultado de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados, incluindo a execução errada de exercícios.

Como prevenir é melhor que remediar, confira algumas dicas para diminuir as chances de ter o incômodo nas costas. Esses truques que ajudam a prevenir a tensão dos músculos podem deixar você longe das incômodas dores:

  • Os cuidados precisam começar nos primeiros momentos do dia. Ao sair da cama, não se levante para frente. A musculatura precisa voltar devagar à rotina de esforços. A melhor forma é virar o corpo para o lado e se levantar meio que de lado.
  • Quando for pegar objetos no chão, se agache dobrando os joelhos e sem inclinar a coluna. Não carregue peso excessivo (por exemplo, mais que três ou quatro quilos);
  • Quem usa mochilas, precisa colocar as alças nos dois braços e tomar cuidado com o excesso de peso. Os pais precisam ficar atentos ao peso carregado pelas crianças no caminho da escola;
  • Aqueles que trabalham e passam horas na mesma posição devem procurar se sentar em cadeiras que não reclinem para trás e que tenham apoio para os braços. As costas devem ficar bem apoiadas e os pés totalmente encostados no chão.
  • Quem usa o computador com muita frequência precisa manter a tela na altura dos olhos para o pescoço permanecer em uma posição confortável;
  • Não durma de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho;
  • O colchão não deve ser muito mole ou duro. O semiortopédico é uma boa opção, mas não existe regra e a escolha é individual.

Grupos especiais:

Entre as mulheres de maneira geral, o salto alto pode acarretar dor na coluna lombar. Elas precisam ter bom senso e usá-los apenas eventualmente. Quando provocarem dor, os saltos devem ser evitados;

Ainda em relação às mulheres, as gestantes precisam se cuidar ainda mais. Manter atividade física supervisionada e permanecer dentro do peso são requisitos fundamentais. É que dores lombares são comuns e, na maioria das vezes, não indicam nenhum problema sério. De qualquer forma, é recomendado procurar um especialista em coluna para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado e as formas de prevenir novas crises. Também é recomendável não forçar os ombros, já que o crescimento dos seios já aumenta o trabalho dessa parte do corpo.
 
Motoristas devem dirigir com as costas apoiadas no banco e os braços parcialmente não esticados totalmente;
 
Já os idosos devem evitar abaixar e levantar-se muito rápido. Com a idade, acontece um desgaste natural das estruturas da coluna. Também é importante caminhar diariamente, já que a coluna precisa se mover para os músculos serem alongados. Evitar um colchão mole demais também é importante.

Exercícios preventivos

Pescoço: Gire a cabeça no sentido horário e dê cinco voltas. Em seguida, vire no sentido anti-horário e dê mais cinco voltas.

Ombros: Sentada, coloque as mãos nos ombros, deixando os cotovelos apontados para fora. Empurre cinco vezes os cotovelos para trás e para frente, o máximo que conseguir sem sentir dor.

Peito: Com os braços esticados para frente, abaixe a cabeça e encoste o queixo no peito. Nessa posição, levante levemente os ombros e mantenha-os assim por cinco segundos. Volte à posição normal. Pratique essa sequência de movimentos toda vez que sentir tensão ou tiver forçado as costas.
 

Nenhum comentário:

Postagens populares