segunda-feira, 25 de julho de 2011

Famílias aprendem a confeccionar chaveiros em Oficina de Arte e Psicologia


 O Setor de Psicologia do Hospital Severino Lopes está realizando uma Oficina de Arte e Psicologia durante as reuniões  do Programa de Atenção às Famílias, nas terças e quintas-feiras, às 14h, antes do horário da visitação.

O produto material final dessa oficina serão chaveiros de material E.V.A., que serão distribuídos durante a festa do dia dos pais do Hospital, que acontecerá no dia 11/08, às 14h.

Entretanto, os produtos mais valiosos desses encontros são o resgate da capacidade de expressar pensamentos e sentimentos através da arte e da facilitação e estimulação de outros modos de significar os eventos da vida, em específico, no caso, a internação de familiar em hospital psiquiátrico.


Enquanto recortam, colam, pintam e cantam, conversamos sobre temas pertinentes, trocando experiencias e informações sobre saúde mental, doença mental e qualidade de vida. Nessas oficinas, os familiares encontram um espaço pra si mesmos e lá relaxam e filtram as preocupações relativas aos objetivo de suas vindas ao hospital naquele dia, que é a visitação ao seu familiar internado.


Desse modo, atinge-se uma via de mão dupla na produção de saúde e  os vínculos e comportamentos tornam-se mais positivos e adaptativos e, consequentemente, melhora-se a saúde mental desse núcleo.

É nítida a mudança de alguns desses familiares, que passam a sorrir, se expressarem e tornam-se mais capazes de gerir as dificuldades que anteriormente eram percebidas e expressas como "resignação", "vitimização" e desesperança.

Texto da psicóloga Sandra Uchôa - CRP - 17/0461

Nenhum comentário:

Postagens populares