
Dicas Básicas
- Nada de tremer: Segure sempre a câmera com as duas mãos. Para evitar fotos tremidas, prenda a respiração e aproxime os cotovelos do corpo.
- Olhe nos olhos: Fotografe na altura dos olhos da pessoa. Ao clicar crianças, fique de joelhos para ficar na altura delas. Espelhos ao fundo? Nem pensar!
- Aproveite a luz do sol: O horário ideal para fotografar é o mesmo do bronzeado seguro: até as 10h da manhã e após as 3h da tarde, quando a luz está lateral e suave.
- Acerte o enquadramento
- Corpo inteiro: É uma boa opção para fotos externas, em que você quer mostrar a paisagem em relação à pessoa clicada.
- Meio corpo: Ideal para mostrar a pessoa. O corte pode ser feito na altura da cintura ou, no máximo, até os joelhos. A partir daí, a foto perde a estética.
- Gente no centro: Nem sempre isso é necessário. Muitas vezes, a foto fica mais bonita quando as pessoas estão nas extremidades
Vá mais além!
1) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
2) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
3) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
4) Retratos

5) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
6) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
7) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis. A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
"O segredo da fotografia está na tentativa e no erro", explica o fotógrafo profissional Rogério Lorenzoni, de São Paulo.
Com informações do portal Terra e do Blog Variedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário