segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dicas e truques para tirar boas fotos

Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão.Para não errar na hora do clique, preparamos algumas dicas para você dominar sua câmera e registrar momentos inesquecíveis. 



Dicas Básicas
  • Nada de tremer: Segure sempre a câmera com as duas mãos. Para evitar fotos tremidas, prenda a respiração e aproxime os cotovelos do corpo.

  • Olhe nos olhos: Fotografe na altura dos olhos da pessoa. Ao clicar crianças, fique de joelhos para ficar na altura delas. Espelhos ao fundo? Nem pensar!

  • Aproveite a luz do sol: O horário ideal para fotografar é o mesmo do bronzeado seguro: até as 10h da manhã e após as 3h da tarde, quando a luz está lateral e suave.

  • Acerte o enquadramento

- Corpo inteiro: É uma boa opção para fotos externas, em que você quer mostrar a paisagem em relação à pessoa clicada.

- Meio corpo: Ideal para mostrar a pessoa. O corte pode ser feito na altura da cintura ou, no máximo, até os joelhos. A partir daí, a foto perde a estética.

- Gente no centro: Nem sempre isso é necessário. Muitas vezes, a foto fica mais bonita quando as pessoas estão nas extremidades

Vá mais além!
1) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. 

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto. 

2) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. 

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis. 

3) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. 

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça. 

4) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio. 






5) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera. 

6) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. 

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados. 

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta. 

7) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis. A  fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser. 

"O segredo da fotografia está na tentativa e no erro", explica o fotógrafo profissional Rogério Lorenzoni, de São Paulo.


Com informações do portal Terra e do Blog Variedades.

Nenhum comentário:

Postagens populares