terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atividade física é o melhor remédio

A prática de atividade física regular estimula o sistema imunológico e é muito importante para as pessoas de todas as idades e físicos. Estudos publicados mostram que a prática regular de exercícios aeróbicos e aumentam a resistência, melhoram a depressão, ansiedade, fadiga, convívio social e auto-estima.

Em sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana a atividade física regular, é excelente para exercitar o sistema cardiovascular. Exemplos destes exercícios são: caminhada, bicicleta, dança, ginástica localizada, natação, hidroginástica, patins, futebol, basquetebol, musculação, bicicleta ergométrica, esteira etc...

Entre essas atividades a caminhada é uma boa alternativa. Procure um local plano, sem subidas e descidas, para que possa manter um ritmo constante. É interessante andar mais depressa que ritmo habitual, mas sem correr, começando com 10 minutos e aumentando aos poucos até chegar a 30 ou 45 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

As atividades do dia a dia também podem ser consideradas ótimas atividades físicas. Descer e subir escadas ao invés do elevador, varrer e arrumar a casa, levar o cachorro para passear, ir caminhando a padaria, cuidar do jardim, descer do ônibus ou metrô uma parada antes, são alguns exemplos de como se pode aproveitar as atividades cotidianas para exercitar o corpo.

Os benefícios da atividade física proporcionam coração e pulmões funcionando melhor, músculos maiores e mais fortes, ossos mais fortes, maior coordenação e flexibilidade, maior resistência, um sistema digestivo mais ativo e eficiente, e um bem estar indescritível.

Nenhum comentário:

Postagens populares