Na tarde desta quinta-feira(10), Dia Mundial da Saúde Mental, profissionais de saúde, pacientes e familiares vão às ruas na 6ª edição da Caminhada "Pensando Bem". A caminhada tem como objetivo chamar a atenção para a luta contra a psicofobia, que é o preconceito e discriminação contra a pessoa com transtornos mentais, como também a questão da saúde mental global, e a necessidade de cuidarmos melhor dessa área.
O evento tem saída prevista às 15h, no sede do HPPSL, localizada na Av. Romualdo Galvão 588, com caminhada até a Praça Augusto Leite. A caminhada contará com carro de som e distribuição de panfletos com informações sobre a prevenção e o diagnóstico. Combater o preconceito e o estigma que causa sofrimento as pessoas acometidas por esse transtorno é uma necessidade urgente na atualidade. O evento é gratuito e aberto ao público.
Para a assistente social, Augivanda Guedes, é extremamente importante atividades como a Caminhada para que a comunidade possa conhecer e apoiar o trabalho desenvolvido pela instituição de reinserção social, desmistificar o tratamento saúde mental vendo que ele abrange vários aspectos e não é apenas o tratamento medicamentoso, mas que existem atividades externas que colaboram com a melhoria do nosso equilíbrio psíquico. É um evento que envolve também a família, a comunidade e tudo isso contribui para a melhoria da saúde do individuo. “É importante que todos parem um pouco nesse dia e avaliem como está a saúde mental, pois a saúde mental é um das áreas nas quais mais crescem os índices de adoecimento devido ao estresse da vida moderna”, lembrou a assistente social.
O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário