segunda-feira, 17 de junho de 2019

Pacientes psiquiátricos participam de São João nesta terça(18)

Numa tradição que remonta da época de sua fundação(1956), o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL) promove nesta terça(18), a partir das 14h, mais uma edição da sua festa de São João. Voltada, especialmente, para familiares e pacientes a festividade é um momento de confraternização, afetividade e alegria.

Na programação do evento, o destaque é a quadrilha dos pacientes que vem sendo ensaiada pela equipe interdisciplinar do HPPSL e aguardada com bastante ansiedade. A festa contará ainda com o trio de Forró "Santa Maria" que promete muito arrasta-pé e animação. Haverá também distribuição de comidas típicas e sorteio de balaio.

Para os pacientes esses momentos são terapêuticos. Além de alegrar a rotina hospitalar, significam uma ação de inclusão dos pacientes no contexto social, sendo uma oportunidade de interação com a sociedade e participação no calendário de datas festivas .

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Pacientes Psiquiátricos participam de festival Camomila



Fazer uma pausa, desacelerar do corre e corre do dia a dia. Esta é a proposta do "Festival Camomila",
que acontece no Parque das Dunas, neste sábado(08). O evento contará com a participação de um grupo de pacientes do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL) que utilizam o momento para dar continuidade aos cuidados com a saúde mental de uma forma diferente aproveitando os serviços que serão disponibilizados no Parque.

Na programação há diversas atividades como aulas de meditação, kung fu, filmes, dança, teatro, música, rodas de mantra e outras atrações. 

Além da participação dos pacientes, o Festival contará com a presença especial da terapeuta holística Isis de Castro, responsável pelo desenvolvimento das práticas integrativas no HPPSL. A terapeuta promoverá  uma roda de mantras conduzida com música ao vivo voltada para todos os participantes do Festival de 11h às 12h. Já os pacientes serão acompanhados nas atividades por um grupo de profissionais Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Musicoterapeutas, Enfermeiros no período de 8h às 11h.

Idealizado pela produtora cultural e professora de yoga Juliana Furtado, o Festival acontecerá até setembro, no segundo sábado de cada mês, das 9h às 17h no Parque das Dunas.


Programação Completa

Folha das Artes

9h00 – 9h30 – Meditação de Abertura com Dione Gurgel e Adriana Gurgel
9h30 – 11h00 – Aula Hatha Yoga com Nestor Pereira
11h10 – 12h30 – Roda de Mantras, Cantos e Danças Sagradas com CamomilaCha, Isis de Castro, Ana Morena e Tiquinha Rodrigues (traga seu instrumento)
14h00 – 15h40 – Aula de Kung fu + Bate Papo: Artes Marciais para uma educação sensível com Aécio Dantas
15h40 – 16h00 – Dança do Leão Lung Fu Academia

Anfiteatro Pau-brasil

09h00 às 12h00 – Oficina “A dramaturgia e o trajeto para dentro de si” com Alice Carvalho
14h40 às 15h40 – Palestra “Autoconhecimento e Meditação” com Raquel Jácome
16h00 às 17h10 – Show de encerramento com Rodrigo Lacaz

Casa das Artes

09h30 às 11h30 – Oficina Infantil – Como criar instrumentos musicais com material reciclável e iniciação musical com Rafaela Brito
14h00 às 16h00 – Oficina “Como criar uma horta caseira em casa ou apartamento” com Elzo e Ranah
Auditório
10h00 às 12h00 – Filme Soul Ativismo + Bate papo sobre LIXO ZERO com o movimento “Soul Ativismo”
14h00 às 16h00 – Oficina Produção Musical: “Como fazer uma música em 30 minutos” com Yves Fernandes

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Hospital promove Semana do Meio Ambiente e leva hortoterapia a pacientes

  

Você algum dia já imaginou um biólogo atuando dentro de um hospital? Já imaginou o momento de de perto o trabalho do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL).
internação como transformador do seu contato com a natureza e com as plantas? Já ouviu falar em hortoterapia? Se você nunca imaginou nada disso ou se já é um apreciador da natureza como, inclusive, fonte de alívio do stress do dia-a-dia precisa conhecer

O HPPSL trabalha com hortoterapia buscando a diminuição das tensões e o bem estar do indivíduo. A terapia estimula as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida.

Intensificando e ampliando as atividades da hortoterapia nesta Semana, entre os dias 03 e 05, a instituição se dedica ao Meio Ambiente estando com uma vasta programação de atividades que visam conscientizar funcionários, pacientes/clientes, visitantes, familiares e a sociedade em geral.  Além disso, o objetivo da Semana do Meio Ambiente HPPSL é  promover a sensibilização ambiental no Hospital, através de ações educativas e práticas sustentáveis, que contribuam para a promoção da consciência ambiental e a sustentabilidade do planeta.

A programação iniciou na manhã de hoje(03) com um café da manhã para funcionários onde foram realizadas apresentações orientando os empregados acerca de práticas sustentáveis, propondo a educação ambiental, a redução do uso de materiais descartáveis e o compromisso com a sustentabilidade. A tarde haverá oficina Oficina Gastronômica Sustentável  sobre "Qualidade Alimentar e Reaproveitamento de Alimentos"  voltada para pacientes/clientes, com a nutricionista Debora e Terapeuta Ocupacional Erika.

Na terça-feira(04) o dia inicia com Ciranda de Roda, brincadeiras e apresentação do projeto da Hortoterapia do Hospital, para os pacientes/clientes, fomentando o compromisso com si próprio, a natureza e a sustentabilidade. Atividade será coordenada pela piscologa Nayran e a Terapeuta de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde Isis. A tarde está programado um momento de conscientização das famílias com apresentação de vídeos e slides. Também na tarde do dia 05, será realizada oficina de Instrumentos Musicais Recicláveis.

No dia(05), quarta-feira, pela manhã está programado a realização de um Cine  Ambiental com exibição de filme com temática ecológica e discussão com a participação da bióloga Micaela, da Psicóloga Nyran e do Musicoterapeuta Eduardo. Na parte da tarde  haverá oficina lúdica e artística com  produção de mandalas de sementes, conduzida pela psicóloga Flávia e Terapeuta Ocupacional Erika.



Postagens populares