quinta-feira, 30 de agosto de 2018

HPPSL promove ações em Combate ao Tabagismo


Em prol da conscientização ao Dia do Combate ao Fumo, o Hospital Severino Lopes promoveu ações nesta quarta-feira (29) com o objetivo de educar e reeducar o corpo, por meio de exercícios físicos, práticas saudáveis, dança e alongamento. Além da interação dos pacientes, foi possível também esclarecer os riscos prejudiciais que o cigarro ocasiona na saúde e no bem-estar.

O educador-físico, Ilton Alves, explica que as ações foram voltadas para todos os participantes, incluindo os funcionários, com a finalidade de avaliar os movimentos, mobilidade, coordenação e condição física de cada um. “Quem estava presente no circuito sentiu a necessidade da presença da educação física no seu dia-a-dia, pois o principal objetivo do nosso trabalho é desenvolver uma melhor qualidade de vida e lazer aos pacientes”, afirma o educador.

Além das ações, são realizadas caminhadas duas vezes por semana com destino ao Parque da Criança, utilizadas como uma alternativa significativa no tratamento de quadros de depressão e também na melhora da autoestima. Ainda, favorece positivamente o sono, e contribui no controle da ansiedade e do estresse.

História

Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto, a fim de reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, à saúde das pessoas.

Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, este supera 5 milhões de pessoas que morrem por causa do cigarro.








  

Nenhum comentário:

Postagens populares