quinta-feira, 30 de agosto de 2018

HPPSL promove ações em Combate ao Tabagismo


Em prol da conscientização ao Dia do Combate ao Fumo, o Hospital Severino Lopes promoveu ações nesta quarta-feira (29) com o objetivo de educar e reeducar o corpo, por meio de exercícios físicos, práticas saudáveis, dança e alongamento. Além da interação dos pacientes, foi possível também esclarecer os riscos prejudiciais que o cigarro ocasiona na saúde e no bem-estar.

O educador-físico, Ilton Alves, explica que as ações foram voltadas para todos os participantes, incluindo os funcionários, com a finalidade de avaliar os movimentos, mobilidade, coordenação e condição física de cada um. “Quem estava presente no circuito sentiu a necessidade da presença da educação física no seu dia-a-dia, pois o principal objetivo do nosso trabalho é desenvolver uma melhor qualidade de vida e lazer aos pacientes”, afirma o educador.

Além das ações, são realizadas caminhadas duas vezes por semana com destino ao Parque da Criança, utilizadas como uma alternativa significativa no tratamento de quadros de depressão e também na melhora da autoestima. Ainda, favorece positivamente o sono, e contribui no controle da ansiedade e do estresse.

História

Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto, a fim de reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, à saúde das pessoas.

Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, este supera 5 milhões de pessoas que morrem por causa do cigarro.








  

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

HPPSL comemora o Dia dos Pais com sucessos de Roberto Carlos e Elys Regina




O mês de agosto chegou e trouxe com ele o grande dia daqueles que, são o sinônimo do companheirismo e amor em nossas vidas. O dia dos pais é um dia especial e o Severino Lopes não poderia deixar de homenagear os pacientes que além de serem filhos, muitos já são pais e vivenciam desta grande experiência. Com o objetivo de promover um momento de pais e filhos, a equipe HPPSL colaborou para tudo saísse perfeito. A partir disso as comemorações foram divididas em dois momentos, sendo um voltado para os pacientes que são pais, e o outro para toda a Instituição.
Na última quarta-feira (8) os pacientes participaram de uma gincana recheada de brincadeiras com cheiro de infância, coordenada pela equipe de pedagogia e pelo setor de musicoterapia. A finalidade foi gerar um sentimento de criança dentro dos que já são pais, para que relembrem o quão bom é compartilhar de momentos como esse ao lado daqueles que são nossos filhos. Além das brincadeiras, o paciente ganhador de cada atividade recreativa recebia um brinde ao final da competição.

No dia seguinte, quinta-feira (10), foi a vez dos pacientes comemorarem ao lado dos familiares a festa que o Severino Lopes organizou. O evento contou com um tributo aos pais, apresentados por um grupo de pacientes que ensaiaram ao longo de duas semanas, conduzidos pelo Musicoterapeuta Eduardo Fábian e as Pedagogas Sonally Guedes e Aldenira Aprígio. O tributo presentou os pais com os grandes sucessos de Roberto Carlos, Raul Seixas, Nelson Gonçalves, Elys Regina, entre outros, além da leitura de um poema escrito pela paciente Raquel Torres, que emocionou a todos que estavam presentes. A festa encerrou com o bingo, além da distribuição de diversos brindes aos ganhadores e a entrega de uma cesta básica, sorteada pelo Hospital.

Postagens populares