quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Dia da Saúde Mental: HPPSL e UFRN promovem caminhada "Pensando Bem", corrida e atividades no Parque das Dunas

Em comemoração ao dia mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL) e a equipe do Projeto de Extensão e Pesquisa da UFRN "Correndo Contra Drogas" promovem a 4ª Caminhada e 1ª Corrida "Pensando Bem" na manhã deste próximo sábado(08), no Parque das Dunas. O evento tem como objetivo promover conscientização sobre a epidemia mundial dos distúrbios mentais, informar sobre a prevenção e o diagnóstico, ofertar práticas corporais e culturais à comunidade, incentivar a prática da educação física na promoção da saúde mental, além de divulgar as ações da UFRN e do HPPSL na temática de Saúde Mental.

A caminhada contará com o apoio da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do RN - Atorn, que realizará atividades no Parque das Dunas com portadores de transtornos mentais e comunidade. Também haverá participação da Associação dos Amigos e Familiares dos Portadores de Transtornos Mentais - AFDM-RN.

Será uma manhã de atividades físicas para os pacientes do hospital, familiares e comunidade em geral, com distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico e prevenção de distúrbios mentais, assim como sobre os benefícios das atividades físicas. Haverá ainda apresentações educacionais e culturais. Espera-se chamar a atenção para a problemática dos distúrbios mentais e promover a integração, inclusão, daqueles que estão em processo de tratamento, além de dar suporte a familiares e amigos dos pacientes.

Os dados são alarmantes: 25% da população sofre algum distúrbio mental. Diversos são os problemas atrelados à condição de disfunção mental como baixa autoestima, dor, déficit na qualidade do sono, inaptidão para o trabalho, vergonha, constrangimento para se relacionar socialmente, gerando uma exclusão social destes indivíduos e que pode até levar ao suicídio. Apesar de altíssima prevalência desses distúrbios, o problema ainda é pouco discutido pela comunidade. O dia 10 de Outubro foi instituído em 1992 pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial de Saúde Mental. Diversos eventos são promovidos para conscientização desse problema de saúde pública da sociedade moderna, no entanto, a perspectiva de abordar essa perspectiva em Natal tem sido limitada. 

Desde Março de 2016 o Projeto "Correndo Contra as Drogas" oferta um programa de corrida como terapia auxiliar e alternativa junto aos pacientes dependentes químicos do Hospital.  As avaliações físicas, cognitivas e sociais, frutos dessa intervenção, têm obtido resultados bastante promissores no tratamento desses pacientes. Inclusive, o Projeto já levou pacientes da instituição a participarem de sua primeira corrida de rua no circuito natalense.

Neste evento, o HPPSL e a UFRN pretendem contar com ampla participação da comunidade quebrando paradigmas. Confira, a seguir, a programação:

Programação

8h: Início da 4ª Caminhada Pensando Bem - Saída do Hospital Severino Lopes
9h- Chegada no Bosque dos Namorados / Parque das Dunas- Distribuição de folhetos informativos
9:15- Circuito de atividade física, corrida e exercícios funcionais
10h- Café da manhã nutritivo
10:15- Aula de Alongamento
11h- Confraternização com apresentações culturais Musiacais com o musicoterapeuta do HPPSL Juarez Cravo.
11:30- Encerramento -Distribuição de folhetos informativos

Nenhum comentário:

Postagens populares