segunda-feira, 11 de abril de 2016

HPPSL desenvolve projeto Hospital Livre do Cigarro





Psicóloga Sandra Uchoa abrindo a reunião com pacientes que aderiram ao projeto
 

Combater o fumo dentro do Hospital levando mais qualidade de vida e saúde para os usuários, com essa meta o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL) está retomando as atividades do Projeto Hospital Livre do Cigarro. O projeto pretende acabar com o fumo nas dependências da instituição até o próximo dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco. 

Para tanto, a equipe interdisciplinar da instituição está mobilizada na promoção de ações que visam sensibilizar para que pacientes e funcionários abandonem a nicotina, considerada uma das drogas mais sedutoras que existem. O potencial da nicotina induz à dependência dos usuários e é tão forte que mais de 85% daqueles que fumam, o fazem diariamente. 

Equipe apresentando projeto Hospital Livre do Cigarro para pacientes
As atividades realizadas são educativas e de redução do uso do cigarro no hospital. Foram promovidas ações voltadas para os pacientes, os funcionários e com os familiares.

“Realizamos uma reunião com todos os pacientes cadastrados pelo grupo Voluntários da Saúde no auditório. Discutimos os malefícios do tabagismo e as possibilidades de uma vida saudável. Também apresentamos o projeto e colocamos o quanto é importante que todos se engajem nessa luta”, informou a psicóloga, Sandra Uchoa.

A ação foi realizada em conjunto  com as equipes de pedagogia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição e educação física do HPPSL. Os pacientes compraram a ideia e formaram um grupo que se autodenomina Voluntários da Saúde, cuja atividade inicialmente é cadastrar pacientes que desejam parar o consumo do tabaco. 

“Todos os dias realizamos cultos evangélicos e na oportunidade também fazemos palestras sobre os riscos e as consequências que o consumo do cigarro traz. Depois passamos a falar para os pacientes sobre o projeto e as ações realizadas de incentivo como torneio de futebol e de sinuca, muitos ficaram animados e decidiram participar para largar o cigarro ou diminuir o consumo”, falou o paciente, W.J.

A partir desta segunda-feira, 11, serão exibidos filmes para auxiliar na abordagem do tema de combate ao tabagismo. A primeira sessão de cinema terá como estreia o longa Divertida Mente, comédia dirigida por Pete Docter que aborda mudanças ocorridas na vida de uma jovem chamada Riley e como as emoções - alegria, tristeza, raiva e medo - a guiam por meio de conselhos para adaptar-se à nova vida. Após a sessão, a psicóloga Sandra Uchoa realizará um bate-papo com os pacientes abordando as temáticas de mudança e adaptação às novas rotinas. 

Confira algumas ações do projeto:

- Reunião com os setores da Rouparia, Lavanderia e Higienização. Divulgação das normas, orientações e cadastro de quem é fumante. 
















 - Reunião com os pacientes que desejam parar de fumar. Realização de cadastro, sensibilização sobre os malefícios do fumo e encaminhamento para tratamento.



Aula expositiva promovidas pela Pedagogia Hospitalar sobre os malefícios do Cigarro.












Reunião com funcionários do setor de Nutrição e Dietética, com a presença do administrador Wedson onde foram identificados dois funcionários fumantes. Esses se comprometeram a aderir ao Projeto. 
Registro da adesão do funcionário Jean Carlos ao projeto.




















Além dessas, ações a equipe gestora do Projeto tem se reunido rotineiramente e já elaborou cartilha explicativa sobre os prejuízos da dependência da nicotina. Também está planejando a elaboração de baneres, cartazes e distribuição de medicamentos de combate ao cigarro.







 









Nenhum comentário:

Postagens populares