segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pacientes psiquiátricos encenam paixão de Cristo nessa terça

Um clima de emoção e ansiedade está presente no Hospital Severino Lopes.Vestindo um figurino,
utilizando-se de uma cenografia, música e dramaturgia, o usuário/portador de transtorno mental, agora atores, tem oportunidade de utilizar a arte como forma terapêutica e de encantamento do mundo.

É nessa atmosfera mágica que nessa terça-feira(15), a partir das 14h, acontece a confraternização da Páscoa da instituição com a apresentação da peça teatral a Paixão de Cristo. A festa é uma das mais aguardadas da instituição e mobilizou, nos últimos dias, a todos, pacientes e funcionários,  com confecção de figurinos, adereços e ensaios.

A peça retratará os momentos da Paixão de Cristo, a sua via sacra, a sua morte e ressurreição . O grupo de atores é composto por cerca de 15 pacientes. O público estimado é um total de 300 pessoas entre demais pacientes,  funcionários, familiares e amigos.

O espetáculo é uma das atividades do grupo teatro do hospital "Criando Ideias" que é coordenado pelo setor de psicologia e terapia ocupacional. Além de entretenimento e arte, o teatro é utilizado como
recurso terapêutico no tratamento de pessoas com transtorno mental, pois através dele, o indivíduo tem a possibilidade de exercer outros papéis sociais, explorando potencialidades, desenvolvendo a auto-percepção, autoestima e expressando sua criatividade. Objetivando na expressão de pensamentos e sentimentos por meio da arte, espaço coletivo de socialização e treinamento de habilidades sociais, possibilitando autonomia, comunicação, expressão de ideias que serão concretizadas no próprio grupo de teatro e, posteriormente, no contato com a sociedade.
A programação da festa ainda contará com a distribuição de lembranças confeccionados pelo setor de Terapia Ocupacional, distribuição de lanches e música ao vivo.

Nenhum comentário:

Postagens populares