segunda-feira, 18 de março de 2013

Hospital Severino Lopes incentiva a leitura como terapia

 Quem possui o hábito de ler, sabe que a leitura de um bom livro pode servir como uma boa terapia, proporcionando momentos prazerosos. Os livros nos revelam as emoções dos personagens, novas experiências, são fonte de conhecimento, contribuíndo para aliar alegria ao tratatamento. Estudos recentes dizem que a liberação da emoção através da leitura produz uma reação de alívio da tensão e purifica a psique, com valor terapêutico.

Pensando assim, o Hospital Severino Lopes vem incentivando os pacientes a utilizarem a biblioteca da instituição. A atividade é organizada pela equipe de enfermagem, contando com o apoio do voluntário Pedro Salustiano, técnico de enfermagem.

Os livros lidos pelos pacientes são de temas variados:  poesias, romance, auto-ajuda, religião, revistas informativas, entre outros. Procura-se criar um ambiente agradável, climatizando e, inclusive, sendo disponibilizado um lanche com suco e biscoitos oferecidos pelo Setor de Nutrição.

A idéia vem recebendo uma boa adesão pelos pacientes que tem lotado o espaço de leitura. A animação é visível no olhar sereno e sorriso aberto dos que participam dessa atividade.

Biblioterapia

Não trata-se de algo novo, apesar de pouco utilizados os livros como terapia auxiliar
 ao tratamento psiquiátrico já são indicados por estudiosos desde a metade do século passado. Segundo
Kenneth Appel (1947)
a biblioterapia pode levar o indivíduo a: adquirir informação sobre a psicologia e a fisiologia do comportamento humano; capacitar o indivíduo a se conhecer melhor; criar interesse em algo exterior ao indivíduo; proporcionar a familiarização com a realidade externa; provocar a liberação dos processos inconscientes; oferecer a oportunidade de identificação e compensação; clarificar as dificuldades individuais; realizar as experiências do outro para obter a cura e auxiliar o indivíduo a viver mais efetivamente.

Confira abaixo as fotos da atividade:


 
 
















Nenhum comentário:

Postagens populares