terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alimentação pode ser fonte de saúde e longevidade


Crédito: Getty Images


Há quem ainda torça o nariz para legumes e verduras. Mas ignorar estes alimentos, que gerações e gerações de mães insistem em incorporar ao cardápio da educação alimentar básica, parece estar com os dias contados. O motivo? Cada vez mais estudos apontam que são cruciais para a saúde, estando entre os benefícios comprovados alguns ingredientes capazes de combater o câncer.

Entre as estrelas do menu, estão brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor e repolho – fonte rica de vitaminas K, A, C, ácido fólico, fibras e 45 diferentes flavonóides com grande variedade de antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, nada que um bom tempero não resolva.

Pesquisadores da Universidade de Oregon State, nos Estados Unidos, encontraram um componente chave no brócolis jovem - sulforafano – que ajuda a frear a proliferação e o crescimento do câncer de mama.

Tempo de cozimento é importante para manutenção de nutrientes
A recomendação diária para reduzir o risco de doenças, é de pelo menos cinco porções de vegetais verdes frescos. A prescrição é da suíça Simone Austin, especialista em dietas. “O cozimento deve ser o menor possível para evitar a perda de nutrientes como a vitamina C, que não resiste ao calor”, diz ela em entrevista ao jornal "Daily Telegraph".

Cerca de cinco minutos são suficientes para o cozimento de brócolis no vapor. Para fervura em água, bastam dois minutos. E atenção: o brócolis jovem pode conter 50 vezes mais sulforafano do que o vegetal maduro.

Nenhum comentário:

Postagens populares