O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento excessivo da glicose no sangue. A glicose é utilizada como fonte de energia; o pâncreas produz um hormônio chamado insulina, responsável por levar a glicose da corrente sanguínea até os músculos, de gordura e do fígado, onde a glicose é usada como combustível.
As pessoas com diabetes possuem muito açúcar no sangue e isso se deve a dois fatos: Ou o pâncreas não produz insulina suficiente; ou as células de gordura e do fígado não respondem à insulina apropriadamente.
Existem três tipos principais de diabetes:
- O diabetes tipo 1 costuma ser diagnosticado na infância. Muitos pacientes são diagnosticados acima dos 20 anos. Por causa dessa doença, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. São necessárias injeções diárias de insulina. A causa exata é desconhecida. A genética, os vírus e os problemas autoimunológicos podem ter uma participação.
- O diabetes tipo 2 é de longe o tipo mais comum. Ele compreende a maioria dos casos de diabetes. Ele ocorre geralmente em adultos, mas cada vez mais os jovens vêm sendo diagnosticados com essa doença. O pâncreas não produz insulina suficiente para manter normais os níveis de glicose no sangue, geralmente porque o corpo não responde bem à insulina. Muitas pessoas não sabem que têm diabetes tipo 2, mesmo sendo uma doença grave. O diabetes tipo 2 está se tornando mais comum por causa do aumento de casos de obesidade e da ausência da prática de exercícios físicos.
- Diabetes gestacional é a alta quantidade de glicose sanguínea que ocorre a qualquer momento durante a gestação em mulheres não diabéticas. Mulheres com diabetes gestacional têm alto risco de desenvolverem diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares futuramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário