quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Hospital Severino Lopes promove Sipat 2012 a partir da próxima segunda(03/12)

Hipertensão x Atividade Física; Stress x Qualidade de Vida; Cuidados com a coluna e os vícios de postura; Ergonomia no ambiente de trabalho e Trabalho em Equipe, são os temas que serão abordados na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2012 do Hospital Severino Lopes. O evento será promovido entre a partir desta segunda-feira(3/12) até a próxima sexta-feira(07/12).

As atividades serão realizadas em turnos alternados (manhã e tarde) para alcançar funcionários de turnos diversos. O objetivo principal do evento é a conscientização dos funcionários quanto à importância dos cuidados com a saúde e a prevenção de acidentes.

A qualidade de vida figura entre um dos principais destaques da SIPAT 2012  e as palestras sobre este tema trazem o enfoque de demonstrar ao profissional a importância de adquirir bons hábitos alimentares, praticar atividades físicas e buscar formas que garantam a integridade física de cada um.

Confira, a seguir, cartaz com a programação completa:


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aprenda a controlar o estresse em até 3 minutos


Especialistas sugerem técnicas rápidas de respiração que podem ser feitas no trabalho e até no trânsito


A respiração profunda, afirmam os especialistas, é o mecanismo mais rápido para o gerenciamento do estresse.
Por meio dela, é possível controlar os batimentos cardíacos e liberar hormônios, como a endorfina, que alivia a tensão e é um importante aliado no combate a doenças, já que fortalece o sistema imunológico.
Você está estressado?  
Sabendo disso, especialistas da Escola de Medicina de Harvard ensinam, no site da instituição, formas rápidas de amenizar o estresse e relaxar em apenas três minutos, informa o material de divulgação. É possível praticar as técnicas em qualquer lugar, seja num engarrafamento ou nos momentos que antecedem uma reunião importante. Veja como:
Contra a ansiedade e o estresse respire
Em um minuto
Coloque uma das mãos na barriga, logo abaixo do umbigo, para sentir o movimento dela durante a respiração profunda. Inspire em três segundos e expire em outros três segundos. Para ajudar no ritmo, enquanto é realizada a inspiração pense na frase “eu estou”. Já na expiração, mentalize a frase “em paz”. Repita estes movimentos por um minuto.
O exercício pode ser feito sentado, com as costas apoiadas no encosto da cadeira, as pernas descruzadas e os pés totalmente apoiados no chão.
Em dois minutos
Conte lentamente de zero a dez. A cada número, faça uma respiração completa, inspirando e expirando. Por exemplo, inspire profundamente, dizendo "dez" mentalmente. Expire de forma bem lenta repetindo o mesmo número. Entre um algarismo e outro, aumente o espaçamento, reforçando a respiração. Isso evita possíveis tonturas.
Repita a sequência três vezes, sentado e com as costas eretas. Relaxe os ombros e deixe as mãos soltas e abertas, apoiadas nos joelhos.
Em três minutos
Sentado, deixe todo o corpo solto. Relaxe os músculos faciais e permita que a mandíbula fique levemente aberta. Solte os ombros e empurre os braços para baixo. As mãos também devem ficar soltas, com os dedos entreabertos. Descruze as pernas e coloque os pés no chão. Sinta as coxas afundarem na cadeira, colocando todo o peso do corpo nas panturrilhas. Inspire e expire lentamente por três minutos.

Retirado de: saude.ig.com.br

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dia Mundial do Diabetes

Dia 14 de Novembro, Dia Mundial do Diabetes, o tema da campanha desse ano é " Proteger o Nosso Futuro".
O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento excessivo da glicose no sangue. A glicose é utilizada como fonte de energia; o pâncreas produz um hormônio chamado insulina, responsável por levar a glicose da corrente sanguínea até os músculos, de gordura e do fígado, onde a glicose é usada como combustível.
As pessoas com diabetes possuem muito açúcar no sangue e isso se deve a dois fatos: Ou o pâncreas não produz insulina suficiente; ou as células de gordura e do fígado não respondem à insulina apropriadamente.


Existem três tipos principais de diabetes:
  • O diabetes tipo 1 costuma ser diagnosticado na infância. Muitos pacientes são diagnosticados acima dos 20 anos. Por causa dessa doença, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. São necessárias injeções diárias de insulina. A causa exata é desconhecida. A genética, os vírus e os problemas autoimunológicos podem ter uma participação.
  • O diabetes tipo 2 é de longe o tipo mais comum. Ele compreende a maioria dos casos de diabetes. Ele ocorre geralmente em adultos, mas cada vez mais os jovens vêm sendo diagnosticados com essa doença. O pâncreas não produz insulina suficiente para manter normais os níveis de glicose no sangue, geralmente porque o corpo não responde bem à insulina. Muitas pessoas não sabem que têm diabetes tipo 2, mesmo sendo uma doença grave. O diabetes tipo 2 está se tornando mais comum por causa do aumento de casos de obesidade e da ausência da prática de exercícios físicos.
  • Diabetes gestacional é a alta quantidade de glicose sanguínea que ocorre a qualquer momento durante a gestação em mulheres não diabéticas. Mulheres com diabetes gestacional têm alto risco de desenvolverem diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares futuramente.
Texto retirado de: saude.ig.com.br, acesse para mais informações.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Usar fio dental protege contra doenças


Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos?

Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Como isso acontece? A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e vá ao dentista regularmente.


Com relação à saúde bucal, existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos? 
Para uma perfeita saúde bucal, você deve:
  • Manter sua boca saudável. Isto é, escovar os dentes, usar fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente;
  • Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral;
  • Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos - como antibióticos, por exemplo - de acordo com as indicações.
Os procedimentos dentários oferecem algum risco a quem tem problemas do coração?
Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco préexistente. Nesses casos, a infeção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
Há precauções que você deve tomar se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo:
  • Válvulas artificiais;
  • Histórico de endocardite;
  • Defeitos cardíacos congênitos;
  • Válvulas cardíacas danificadas por problemas como, por exemplo, febre reumática;
  • Prolapso da válvula mitral com sopro;
  • Miocardiopatia hipertrófica.
Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.
Retirado de : www.colgate.com.br

Postagens populares