quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dia Nacional da Obesidade alerta para prevenção da doença


11% da população brasileira é obesa, e 3 em cada 10 crianças sofrem com o problema


POR MINHA VIDA, retirado de www.minhavida.com.br

O dia 11 de outubro é oficialmente o Dia Nacional de Combate da Obesidade. Mas, se por um lado as ações para prevenção e tratamento da doença mostram avanços, por outro, os números ainda são alarmantes: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,6 bilhão de adultos no mundo está com excesso de peso e ao menos 400 milhões desses são obesos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença já atinge 11% da população brasileira, sendo que a cada dez crianças em idade escolar, três são obesas. E se os hábitos não forem revistos, o número de obesos pode crescer ainda mais, já que mais de 40% dos adultos apresentam sobrepeso

Segundo a Federação Latino-Americana de Sociedades de Obesidade, uma criança obesa tem até 30% de chances de se tornar um adulto obeso, o que significa que, no Brasil, grande parte da população poderá ser obesa daqui a alguns anos.
Para amenizar o problema, ações preventivas e combativas têm sido realizadas em todo o país. O governo de Minas Gerais, por exemplo, sancionou uma lei proibindo a venda em escolas públicas e privadas de alimentos gordurosos e produzidos com gordura saturada e trans. A medida entra em vigor em março de 2010. Em São Paulo, o projeto de lei foi aprovado, mas o governo do Estado vetou a proposta. A criação da Aliança Brasileira para Prevenção da Obesidade e Doenças Associadas, no mês passado, tem por objetivo conscientizar a população da gravidade do problema. 

"É preciso intervir agora. Quanto mais cedo uma pessoa se torna obesa, menos anos ela vive. Se nada for feito, esta será a primeira geração em que a expectativa de vida será menor que a de seus pais", ressalta o inglês Philip James, presidente da International Obesity Task Force (IOTF), uma das instituições parceiras do órgão brasileiro criado em setembro. Segundo ele, um obeso de 40 anos vive sete anos menos do que alguém saudável. Um obeso de 20 anos poderá ter a vida encurtada em 15 anos.
Campanha nacional 
Para marcar o dia nacional como uma data de reflexão sobre a doença, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) lançará uma campanha nacional com o lema Informar para prevenir, já que a falta de esclarecimentos nas comunidades onde a obesidade vem aumentando é a principal causa do problema. 

A campanha tem por intuito incentivar a prática de exercícios físicos e a manutenção de uma dieta equilibrada e, mostrar para a população que a obesidade não acarreta apenas problemas estéticos, mas também problemas sérios de saúde como hipertensão, diabetes, câncer, depressão, derrames cerebrais e até apneia. Num primeiro momento serão realizadas campanhas informativas e os meios de comunicação divulgarão informações referentes à obesidade. Serão distribuídos folders e cartazes com o objetivo de esclarecer dúvidas, além dissoe profissionais associados à Abeso estarão disponíveis no site da associação para responder as dúvidas da população. 
A obesidade é uma doença caracterizada por um excessivo acúmulo de gordura nos tecidos. Se trata de um distúrbio que, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações e o sistema endócrino. Uma pessoa pode ser definida como obesa quando o seu peso corpóreo supera 20% do peso considerado ideal. Através do cálculo de Índice de Massa Corpórea, IMC- é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. 

Como Calcular IMC?
Calcular IMC requer a aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura. Divida seu peso (em kg) pela sua altura ao quadrado (em m).

Nenhum comentário:

Postagens populares