terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia do idoso - Alimentação saudável ajuda a prolongar a vida.

Retirado de: mundoverde.com.br

Nutricionista do Mundo Verde dá dicas para garantir uma dieta equilibrada e prevenir doenças típicas da terceira idade

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, possui cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 10,2% de sua população. O País será o sexto no mundo com o maior número de idosos em 2025 quando, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Para lembrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, e o Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro, a nutricionista da rede MUNDO VERDE dá dicas de alimentação adequada para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade.

Segundo Flávia Morais, com o envelhecimento, algumas mudanças acontecem com o corpo, como diminuição do apetite, do paladar e do olfato, tornando a comida menos atraente; dificuldade em mastigar, excluindo do cardápio alimentos mais duros; azia e má digestão, causadas por uma menor secreção de HCl; prisão de ventre e outros problemas digestivos. "Estas mudanças alteram as necessidades nutricionais. À medida que se envelhece, as necessidades calóricas diminuem e aumenta a demanda por alguns nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais. É muito importante cuidar da alimentação do idoso para prevenir a desnutrição, garantindo qualidade de vida e bem estar", afirma Flávia.

Confira as dicas de alimentos que os idosos devem incluir no cardápio:
- Alimentos fontes de cálcio (gergelim, tofú, extrato de soja, leite e derivados) previnem a osteoporose, mantendo os ossos saudáveis.
- Alimentos integrais (arroz, pães e biscoitos, farelos de trigo, aveia, etc.) e sementes (linhaça, gergelim, girassol, etc) contêm fibras que previnem a prisão de ventre e ajudam a controlar a diabetes.
- A água de coco, banana passa, feijões, ervilha e lentilhas são boas fontes de potássio, auxiliando no controle da pressão arterial, principalmente para quem faz uso de diuréticos.
- Frutas e verduras orgânicas têm o sabor e o aroma mais atraentes, melhorando a inapetência tão comum em idosos. São ótimas fontes de vitaminas e minerais, que estimulam o funcionamento do sistema imunológico.
- Sucos de frutas orgânicas, chás de frutas e ervas e água. O ideal é consumir de 6 a 8 copos de líquido não alcoólico por dia. Pessoas idosas costumam sentir menos sede, bebendo menos água, o que pode contribuir para a prisão de ventre e aumentar o risco de desidratação.

- Combata o sedentarismo. Faça alguma atividade que lhe dê prazer: Caminhe, dance, faça hidroginástica.

- Embora o envelhecimento seja inevitável, alguns cuidados, como fazer uma dieta variada, saudável e balanceada, praticar uma atividade física e a manter sempre bons hábitos podem prevenir muitas das alterações degenerativas comuns em idosos.



Nenhum comentário:

Postagens populares