Na foto acima psicologa Sandra Uchoa apresenta questionário. |
O Hospital Severino Lopes iniciou nesta segunda(21/05) as ações do Projeto "Hospital Livre do Cigarro" que faz parte do Programa Saúde e Qualidade de Vida da instituição. O projeto visa eliminar totalmente o consumo do cigarro no ambiente hospitalar.
Além de buscar uma melhor qualidade de vida e a mudança de atitude nos usuários da instituição, essa ação vem atender a determinação da Lei Federal Nº 9.294/96 que busca a preservação do ar nos ambientes internos e a proteção aos não fumantes, proibindo o fumo em recinto privado ou público. Destacam-se nas disposições do artigo, a proibição do consumo do cigarro nas repartições públicas, nos hospitais e postos de saúde, nas salas de aula, nas bibliotecas, nos recintos de trabalho e nas salas de teatro e cinema.
Como primeira estratégia de trabalho foi elaborado e está sendo distribuído formulário de perguntas e respostas que visa identificar e traçar o perfil dos dependentes da nicotina funcionários/usuários. Os questionários serão aplicados durante essa semana e serão agrupados para posterior análise da equipe.
Marcando o início oficial do projeto será realizado no próximo dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, uma caminhada, na parte da manhã, com o prof. de Educação Física, Ilton, até a Praça Augusto Leite. Também na parte da tarde do dia 31 está prevista a realização de palestras no auditório da instituição.
A partir do dia 31 de maio até o dia 29 de agosto, “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, haverá preparação dos usuários e funcionários do hospital através de cartazes, palestras e orientações às famílias para que a partir do dia 29 seja proibido definitivamente a utilização do cigarro dentro do ambiente do Hospital Severino Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário