Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.
No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.
Fonte IBGE
Princípios da profissão
Princípios da profissão
No Brasil o Serviço Social nasceu por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país, como parte das estratégias do Estado, para atender às demandas da questão social, via execução direta das políticas sociais. A emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes à época, com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo populares, advindos da relação capital x trabalho.
O Serviço Social brasileiro, nas últimas décadas redimensionou-se e renovou-se no âmbito de sua interpretação teórico-metodológica e política, num forte embate com o tradicionalismo profissional, adequado criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-a sendo hoje, sem dúvida, uma profissão reconhecida e legitimada socialmente.
Reconhecimento da liberdade como valor ético central; Defesa dos direitos humanos; A democracia como valor universal; A equidade e a justiça social ; O pluralismo e o direito à diferença; Combate a todas as manifestações de discriminação e preconceito A busca da inserção social de todos os indivíduos; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
O assistente social estuda e analisa a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais (que venham ao encontro às suas necessidades).Informa aos usuários de seus serviços sobre programas sociais disponíveis na Instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos os que deles necessitam;
O dia é comemorado em virtude do Decreto 994/62, que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais, ter sido editado em 15 de maio de 1962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário