O Hospital Severino Lopes promove, nesta terça (26/04), dia Nacional de Combate a Hipertensão, uma manhã com palestra, verificação de pressão arterial e atividades educativas visando sensibilizar os pacientes sobre a importância da prevenção e manutenção dos níveis adequados de pressão para o bem estar e qualidade de vida.
A programação terá início às 9 horas com a palestra da médica Maria da Conceição Farias que abordará o tema “Prevenção e Tratamento da Hipertensão”. Na sequência a equipe de enfermagem do hospital fará a verificação da pressão arterial de pacientes e funcionários. Dando prosseguimento as atividades a nutricionista Ivone Martins fará avaliação nutricional (IMC) e realizará orientações nutricionais.
No Brasil, estima-se que há 50 milhões de pessoas hipertensas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Porém, apenas 50% dos casos são diagnosticados e a outra metade não sabe que apresenta a doença. Ainda de acordo com a SBH, dos diagnosticados, apenas 40% estão em tratamento, o que representa aproximadamente 10 milhões de pacientes. Mais de 30% dos adultos são hipertensos e somente um em cada quatro destes está em tratamento.
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento de pressão do sangue na parede das artérias, que fica acima dos valores considerados normais. Quando a pressão arterial está maior ou igual a 140/90 mmHg (14 por 9) a pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz. Existem alguns fatores que potencializam os sintomas da hipertensão, entre eles: excesso de peso, alimentação não saudável, ingestão excessiva de sal, sedentarismo, consumo elevado de bebida alcoólica, diabetes, idade acima de 55 anos e histórico familiar.
Tratamento
Para o tratamento da hipertensão é necessário muito esforço dos pacientes. Apesar de não ter cura, com um controle e seguindo as orientações médicas é possível ter uma boa qualidade de vida. Para quem tem hipertensão, a alimentação saudável é um dos principais itens do tratamento.
Caso o tratamento não seja adequado, a hipertensão pode causar problemas graves, entre eles: acidente vascular cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e angina, insuficiência renal ou paralisação dos rins, alteração na visão e até cegueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário