sábado, 5 de março de 2011

Durante o carnaval hospital Severino Lopes alia alegria ao tratamento


             Levar a alegria do carnaval até o paciente psiquiátrico hospitalizado, com este objetivo o Hospital Severino Lopes promoveu na manhã de ontem(04/03) e está promovendo neste sábado e domingo o seu já tradicional carnaval. Este ano a folia de Momo do hospital está ainda mais animada contando com uma programação maior e possibilitando, ainda mais, a participação dos pacientes.
            Ao som do grupo Zé Moré, de um jeito carnavalesco diferente, animados pelo  acordeom, sanfona e zabumba, patrocinados pelo Forró da Lua, ontem, os pacientes saíram as ruas do Tirol do hospital até a Praça Augusto Leite, demonstrando que o portador de transtorno mental pode  participar das festividades sociais, numa luta para acabar com o preconceito.
           Para André Luís, nome fictício, este está sendo o seu melhor carnaval: “para mim um carnaval bom significa um carnaval sem drogas, com alegria sim, mas com saúde também”.
           
Neste sábado a festa continua, durante todo o dia, dessa vez relembrando os antigos carnavais com as marchinhas carnavalescas do passado que até hoje fazem a alegria de muitos foliões, com a premiação da melhor animação, da melhor fantasia e a escolha do rei e rainha do carnaval da instituição. Já no Domingo de carnaval, a festa será movida pelo axé  e frevo, com direito a telão com DVD de carnavais da Bahia e Recife. 

   Além de ser uma oportunidade de descontrair e aproveitar com alegria o carnaval, a comemoração incentiva o paciente psiquiátrico  a se interagir com o outro, a extravasar os seus sentimentos e a se integrar as datas do calendário social, servindo como uma verdadeira terapia.
       A Terapeuta Ocupacional Luciana Melo, conta que a festividade já vinha sendo aguardada com grande ansiedade pelos pacientes que ajudaram a preparar a indumentária para a festa, máscaras, colares e a decoração do ambiente. Luciana conta que essas atividades contribuem para o tratamento “são atividades expressivas,desenvolvendo habilidades, coordenação motora fina, criatividade e concentração.”, comenta a terapeuta.
          Para a assistente Social Milena Maia festas como essa fazem a diferença, inclusive, no tratamento “basta prestar a atenção na alegria e descontração, olhar o sorriso no rosto para ver o quanto eles se divertem e o quanto essas atividades significam para eles”, disse.
        Durante o carnaval estão sendo distribuídas para os usuários do Severino Lopes camisetas doadas pela Destaque Promoções e pelo TRE, sendo que ninguém ficará de fora, todos sendo presenteados neste carnaval.

Nenhum comentário:

Postagens populares