Quem está visitando a Expo Saúde RN, que vem acontecendo desde a quarta-feira (23/02), das 14h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade do tratamento psiquiátrico hospitalar e o que vem sendo feito para buscar melhorar a qualidade de vida do portador de transtorno mental e dependente químico. Para mostrar esta realidade, apresentando seus projetos sociais e os projetos científicos realizados na instituição, o Hospital Severino Lopes está com um estande no evento.
Profissionais da equipe interdisciplinar da entidade estão presentes durante todo o funcionamento da feira esclarecendo dúvidas sobre a saúde mental, a dependência química, expondo as contribuições e projetos terapêuticos desenvolvidos .
Um dos projetos científicos pioneiro, no Estado, desenvolvidos por acadêmicos e professores da UFRN no Severino Lopes que está sendo apresentado trata-se de “um estudo sobre o efeito do exercício físico sobre o humor e a cognição de pacientes em fase de tratamento para a dependência química”.
A pesquisa consiste em descobrir se a prática voluntária de exercício é capaz de promover uma melhoria significativa no nível de humor dos dependentes químicos em tratamento. Os pesquisadores iniciaram o projeto desde o final do ano passado realizando atividades com um grupo de pacientes voluntários do Severino Lopes.
O grupo está sendo submetido a um programa de treinamento físico voluntário semanal ao longo de três meses. Vinte e quatro horas anteriores à primeira e à última sessão de exercícios, são realizadas coletas da saliva dos pacientes, a fim de se observar os níveis de cortisol, e serão aplicadas escalas para avaliação do humor e da cognição dos pacientes. Os dados comportamentais e fisiológicos obtidos antes e após o período de treinamento físico (grupo Experimental) são comparados àqueles obtidos à partir de outro grupo de pacientes, que não é submetido a treinamento físico e que recebe informações teórica acerca da importância da prática de exercícios físicos (grupo Controle).
O trabalho é coordenado pela professora da UFRN Dra. Vanessa de Paula Soares Rachetti, tendo como professores colaboradores Dr. Francisco das Chagas Rodrigues e Dr. Sérgio Adriane Bezerra de Moura e educador físico Fabiano dos Santos Fortes. Os acadêmicos do projeto são: Gabriela Dantas Muniz; Joaquim Luiz de Figueiredo Neto; Ramsés Dantas da Costa; Wallestein Ramos Banza de Arruda Júnior. Também vem auxiliando no projeto o educador físico do hospital professor Hilton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário