quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O que fazer com o pó de café usado

O cafezinho é um hábito do brasileiro. Mas o que fazer com a borra que sobra no filtro? Dicas simples e criativas são alternativas para que o pó de café usado não entre, literalmente, pelo cano.

O que você faz com o pó de café usado? Muitas pessoas jogam no ralo da pia ou no lixo mesmo. Porém, existem maneiras mais ecológicas (e criativas) de se “livrar” do problema. Confira algumas delas:

A mídia falada, escrita e televisionada de Norte a Sul do Brasil tem divulgado a indicação do uso da borra do café (pó de café usado) no controle do Aedes, apoiada por estudos e pesquisas realizados pela Dra. Hermione Bicudo na UNESP.

O objetivo deste texto é explicar adequadamente à população como usar a borra de modo eficaz. Pode-se usar a borra do café nos vasos de plantas e bromélias, sem o risco de prejudicá-las – já é até empregada como adubo. Ela deve ser espalhada sobre a terra do vaso e colocada dentro do “copo” interior das bromélias, onde se acumula água da chuva e da rega. Também pode ser colocada nos pratos dos vasos (mas, sempre que possível, será melhor eliminá-los). 

A quantidade de borra depende do volume de água que se acumula nesses locais: se o prato ou a bromélia acumular mais ou menos 1 copo de água, 4 colheres (sopa) serão suficientes. O uso da borra deve ser feito na dose recomendada, porque não queremos servir um cafezinho ao Aedes - queremos intoxicá-lo. A duração do efeito da borra ainda está sendo pesquisada, por isso é recomendável usá-la 1 vez por semana.

O desenvolvimento do mosquito passa pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto. A borra é ingerida pela larva, que se intoxica e morre; desse modo, a borra do café impede que o Aedes chegue à fase adulta, que é quando ele pica as pessoas e transmite a doença. 

Outra vantagem dessa forma alternativa de inseticida é que, não sendo tóxico, não prejudica os homens, animais e meio ambiente. 

É claro que os inseticidas tradicionais continuam a ser usados para eliminar mosquitos adultos, que se reproduzem em outros locais, dentro ou fora de nossas casas, bastando haver água parada, limpa ou suja. 

Não se pode esquecer que os ovos resistem ao dessecamento por até um ano.

Outras formas de utilização do pó de café 
 
Dicas domésticas: Para tirar cheiro de alho das mãos, esfregue pó de café usado nelas, lavando-as em seguida, sem esfregar uma mão na outra.

Aproveite o pó de café usado para lavar galheteiros e vidros de azeite. Ele também é bom para lavar e clarear pias brancas.Depois da faxina, esfregue um pouco de pó de café usado nas mãos, para deixá-las claras e macias.

 
Biodesel: Cientistas da Universidade de Nevada, nos EUA, informaram que é possível fabricar óleo combustível a partir de pó de café usado. Além do baixo custo (1 dólar por galão), a queima do biodiesel de café deixa um aroma inconfundível no ar.

 
Com informações do site venha você também.

Nenhum comentário:

Postagens populares