terça-feira, 1 de junho de 2021

Nesta quarta-feira(02), o Hospital Psiquiátrico celebra 65 anos


Cordel e homenagens de pacientes fazem parte da celebração

Fundado em 02 de junho de 1956, o hospital psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL) celebra 65 anos de pioneirismo na promoção da saúde mental no Rio Grande do Norte. Sua história é marcada pelo desejo de assistir com tratamento científico, humano e acolhedor o portador de transtorno mental e o dependente químico restabelecendo a sua saúde e o reabilitando para o convívio social e familiar.

Para celebrar essa data especial, nesta quarta-feira(02), o HPPSL promove uma manhã de homenagens com apresentação de cordel por paciente contando a trajetória do hospital nesses 65 anos. Além do Cordel, muitos pacientes e familiares vão registrar durante o mês de junho os parabéns e agradecimentos a essa instituição que salva vidas.

A instituição sempre foi protagonista na vanguarda em absorver os mais atuais conhecimentos científicos da medicina e da psiquiatria. Uma instituição que formou dezenas de médicos e profissionais de saúde, acrescentando aos ensinamentos técnicos das faculdades uma dose de ética, disciplina e determinação em olhar sempre o melhor para o paciente, suficiente para o médico atuar na sua profissão e na vida. O hospital é uma Escola formadora de profissionais de saúde de excelência já iniciado esta vertente com o seu fundador Severino Lopes que além de médico psiquiatra era professor universitário da UFRN e trouxe toda a capacidade pedagógica, espírito empreendedor, humanitário e solidário para o hospital. 

O HPPSL é um hospital filantrópico, especializado em psiquiatria. É mantido pela Sociedade Professor Heitor Carrilho e hoje apresenta-se como um complexo de assistência em saúde mental, oferecendo internação em tempo integral, pronto socorro psiquiátrico e atendimento ambulatorial em psiquiatria. Trabalha com terapias complementares como hortoterapia, musicoterapia, terapia assistida com animais, práticas integrativas(biodança, meditação, reflexologia) terapia ocupacional, psicologia, serviço social, pedagogia, educação física, lazer e qualidade de vida, dentre outras. Desde a sua fundação, esse é um diferencial da instituição, que já promovia festas e atividades socializantes, como passeios externos para integrar o paciente à sociedade. 

São 65 anos de uma história honrosa de princípios íntegros, inúmeros trabalhos e apoio ímpar a saúde mental. Uma história trilhada com esmero, dedicação e entrega do melhor a seus pacientes, através de uma assistência humanizada, transformadora e integral. Desde 1956 um legado de busca pela excelência, de partilha e solidariedade.


 

 

Nenhum comentário:

Postagens populares