segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Psiquiatra Dr. Antônio Geraldo é homenageado com Título de Cidadão de Salvador

Na última quinta-feira(12), o médico psiquiatra, Dr. Antônio Geraldo da Silva, recebeu da Câmara Municipal de Salvador o Título de Cidadão da Cidade de Salvador. Dr. Antônio Geraldo é o idealizador da Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, iniciada em 2014 na sua gestão a frente da Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP). Atualmente é presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina e diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Prestigiando o evento e em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo homenageado, estiveram presentes a solenidade o diretor geral do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(HPPSL), Cláudio Fernandes Lopes, e o presidente da Associação de amigos e familiares dos doentes mentais (AFDM-RN), Sid Marques.
Em seu discurso de agradecimento, Dr. Antônio Geraldo, citou o trabalho de excelência realizado pelo HPPSL de assistência com qualidade a população e as ações do setembro amarelo realizadas pela instituição, com atendimento gratuito para população. Destacou o trabalho realizado pelo psiquiatra, fundador do Hospital, Profº Severino Lopes, um dos maiores nomes da história da psiquiatria do RN, que estava aniversariando no dia. 
A honraria foi entregue pelo vereador e também médico Cezar Leite (PSDB). Em sua saudação, Cezar Leite citou outras campanhas lideradas pelo psiquiatra, como a “Craque que é Craque não usa Crack”, que contou com o apoio de vários artistas, assim como sua luta contra qualquer tipo de preconceito. “Nesses cinco anos da campanha Setembro Amarelo tivemos muitas vitórias e devemos muito a Antônio Geraldo, nosso patrono da causa da psicofobia”, afirmou o vereador, que resumiu a jornada do homenageado na medicina brasileira. Durante toda a sua jornada na medicina, Dr. Geraldo, trabalhou em prol da sociedade brasileira e de seus pacientes criando além do Setembro Amarelo, mês oficial de prevenção ao suicídio, campanhas importantes em combate a Psicofobia . 
Em Salvador, Dr. Geraldo e os representantes do RN participaram de diversos eventos direcionados a saúde mental e prevenção ao suicídio, entre eles, participaram do Fórum de Prevenção ao Suicídio e a Politica Nacional de Saúde Mental, que foi realizado no dia 13 de setembro, em Salavador. 
Saiba mais
Dr. Antônio Geraldo da Silva, é médico psiquiatra e durante toda a sua jornada na medicina trabalhou em prol da sociedade brasileira e de seus pacientes. Em 2011, ocupando o seu primeiro mandato de Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Antônio Geraldo criou, em parceria com o mestre do humor, Chico Anysio, a campanha contra a Psicofobia, que é o preconceito contra pessoas com deficiências e transtornos mentais. 
Além de trabalhar intensamente na campanha contra a Psicofobia, Antônio Geraldo ainda criou as campanhas: Craque que é craque não usa Crack, que divulga a mensagem contra as drogas e também já recebeu apoio de atletas importantes no Brasil e no mundo; e a campanha Sociedade contra o Preconceito, que debate questões contra todo e qualquer tipo de preconceito, racismo, homofobia, xenofobia, não podem ter vez em nossa sociedade e essa é mensagem que a ABP divulga.
Por ser uma liderança na psiquiatria brasileira, trouxe para o país, em 2014, juntamente com o Conselho Federal de Medicina – CFM, a campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio. A campanha já conquistou o Brasil e nos últimos anos conseguiu iluminar monumentos históricos no país inteiro.  Dr. Antônio realizou e também participou de caminhadas e eventos científicos que levaram à sociedade o esclarecimento sobre prevenção.
Na categoria associativa, Dr. Antônio também recebeu prêmios e títulos em agradecimento a todo investimento na Psiquiatria Brasileira, afinal, foi em seu mandato que a ABP conquistou a sua sede própria, retomou o seu crescimento, recebeu investimento científico nas revistas e também em comunicação. Hoje a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP é a fonte oficial para a imprensa e para a sociedade quando o assunto é saúde mental.
  Dr. Antônio Geraldo foi eleito presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, e por tratar desses temas tão importantes para a sociedade e desenvolver estas campanhas, recebeu dezenas de prêmios nacionais e internacionais.
Doentes nas cadeias
Da tribuna do plenário, enfeitada com flores amarelas em alusão à campanha contra o suicídio, Antônio Geraldo agradeceu a honraria. Natural de Grão Mogol, no norte de Minas, mora em Brasília desde o início da formação em medicina, quando teve que morar, literalmente, em um hospital psiquiátrico para fazer residência médica, por falta de recursos. “Era uma coisa de doido, mas me dava o maior prazer”, brincou.
O homenageado defendeu políticas públicas “que possam atender a qualquer um de nós com dignidade e respeito”. E protestou contra o fechamento de hospitais psiquiátricos, o que classificou como inaceitável: “É um absurdo que, por ideologia política, se despeje nas ruas doentes mentais sem tratamento adequado, Hoje temos mais de 70 mil doentes graves nas cadeias e penitenciárias. Combater a existência desses hospitais é um ato criminoso. Não lutamos por políticas de governo, mas de Estado, independentemente de quem esteja no poder”.

O novo cidadão soteropolitano foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pela médica e amiga Miriam Gorender, diretora da ABP-BA, e pelo vereador Cezar Leite. Presidente da Associação de Apoio a Familiares e Pessoas com Transtornos Mentais na Bahia (Afatom), Rejane de Oliveira dos Santos também fez uma saudação a Antônio Geraldo. Com três irmãos portadores de esquizofrenia, ela agradeceu ao médico pela “luta incansável” contra o fechamento das unidades: “Desinstitucionalização sim, mas desativação dos hospitais psiquiátricos não”.
O Ministério da Saúde foi representado por Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, e por Maria Dilma Teodoro, coordenadora nacional de Saúde Mental. Sandra Paula Peu, diretora de Articulação e Projetos Estratégicos, representou o Ministério da Cidadania. Em vídeo exibido no evento, várias personalidades saudaram o homenageado, a exemplo do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e da presidente da ABP, Carmita Abdo.
Para o ato de entrega da honraria o vereador Cezar Leite convidou Cláudio Meneguelo Martins, diretor da ABP e amigo do psiquiatra, e Leandro Serafim, presidente dos Médicos pelo Brasil. Além do Título, Cezar Leite entregou ao psiquiatra uma placa assinada pela Frente Parlamentar de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, que preside, e outras entidades.
Compuseram a mesa da sessão, ainda, Mônica Menezes Bahia Alice, representante dos Médicos pelo Brasil; Jecé Freitas Brandão, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); e Evandro Gouveia, representante do Conselho Regional de Medicina (Cremeb).


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas visita Centro Especializado em Reabilitação Heitor Carrilho


Na última terça-feira(10), o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro, teve a oportunidade de conhecer de perto o importante trabalho realizado pelo Centro Especializado em Reabilitação Heitor Carrilho(CER).  

Durante a visita o secretário foi apresentado as instalações, as atividades desenvolvidas no Centro. Foi informada toda a dinâmica de funcionamento do serviço incluindo fluxos, principais patologias atendidas, trabalho de equipe multidisciplinar,  papel matriciador, bem como foi apresentada a nova proposta de ampliação do Centro de reabilitação para atendimento de pessoas com deficiência visual.

Para Lorena Nascimento, coordenadora do CER, é fundamental que as autoridades públicas tomem conhecimento e apoiem o trabalho desenvolvido por esse serviço que possibilita a reabilitação e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência no RN. “O CER Heitor Carrilho representou um significativo aumento da Rede de Serviços a pessoa com deficiência, preenchendo uma importante lacuna existente na saúde pública de Natal, de um olhar especial, com assistência de qualidade e mais inclusivo para esse público”.

A visita foi acompanhada pela coordenadora do Centro, Lorena Nascimento, pela presidente da Sociedade Professor Heitor Carrilho, Edzeuma Amorim, pelo Diretor Geral do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes, Cláudio Lopes, e pelo presidente da Associação dos Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do Rio Grande do Norte, Sid Fonseca.

Quirino Cordeiro estava em visita a Natal para cumprir agenda na Audiência Pública Sobre prevenção ao suicídio, proposta pelo deputado Hermano Morais, na Assembleia Legislativa do RN.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Dia Mundial do Suicídio terá Audiência Pública com participação de Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas

Nesta terça-feira(10), dia mundial de prevenção ao suicídio, a Assembleia Legislativa do RN promove audiência pública sobre "Prevenção ao Suicídio e Política sobre Drogas no Brasil e no RN", às 14h, no auditório Cortez Pereira.

O evento contará com a presença do Dr. Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. ações relacionadas a prevenção, cuidados, tratamento e reinserção social de pessoas com dependência química. A Audiência foi proposta pelo Deputado Estadual Hermano Morais através do Núcleo de Estudos e Debates da Assembleia.

Na oportunidade, serão discutidas por representantes de diversas entidades ligadas a temáticas, ações relacionadas a prevenção, cuidados, tratamento de pessoas com risco de suicídio e de pessoas com dependência química.

DIA MUNDIAL DO SUICÍDIO | SETEMBRO AMARELO

Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países. Todos os anos morrem um milhão de pessoas por suicídio no mundo, algo em torno de 1 morte a cada 40 segundos.

Para a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Com base nos crescentes números, programas de prevenção ao suicídio foram criados em todo o mundo através da Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP). No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizam durante todo o mês o Setembro Amarelo, com atividades em vários estados que estimulam divulgações sobre a causa.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e estima-se que dez a vinte milhões de pessoas tentarão se suicidar nos próximos anos, de acordo com a OMS. Com base nisso, a organização criou o Plano de Ação de Saúde Mental com a meta de reduzir em 10% a taxa de suicídios até 2020. O Ministério da Saúde também possui a cartilha Diretrizes Nacionais de Prevenção, um manual com dados e orientações destinado aos profissionais de saúde para direcionar o atendimento em casos de indícios suicidas.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Coordenadora do CVV promove palestra aberta a comunidade

É comum surgirem muitas dúvidas, sobre como ajudar alguém que está passando por problemas e com sintomas de que algo grave possa acontecer. Uma das melhores formas de ajudar é divulgando os contatos para apoio, como por exemplo, o número do Centro de Valorização da Vida(CVV). Abordando essa temática o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes promove, amanhã(05), a palestra ""Setembro Amarelo: Falando abertamente sobre suicídio, para valorizar a vida". A palestra será ministrada pela coordenadora do CVV, Regina Pereira Ramos. 

Regina fará uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo CVV de apoio emocional de forma sigilosa, respeitosa e sem julgamentos, aceitando as pessoas integralmente da maneira que são. Será apresentado  os números, os mitos, os tabus, as frases de alertas que sinalizam uma ideação suicida, sanando dúvidas do público presente.

O evento faz parte da Campanha Setembro Amarelo do HPPSL e será promovido no auditório da instituição. As vagas são gratuitas e abertas ao público em geral.Os interessados em participar devem entrar em contato pelo 3026 4852 para realizar sua inscrição.

Postagens populares