sexta-feira, 29 de abril de 2016

CCIH do HPPSL imuniza funcionários e pacientes contra a Influenza e H1N1

Enfermeiras Myllena Shélyda e Vanessa Medeiros vacinam funcionários do HPPSL/ Foto: Assessoria de Comunicação
 

Na manhã da última quinta-feira, 28, as enfermeiras Myllena Shélyda e Vanessa Medeiros, do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes (HPPSL) deram início a campanha de vacinação contra a Influenza e H1N1. O objetivo é atender a demanda de funcionários e pacientes da instituição. Trata-se de uma ação realizada pelo Comissão de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH) do HPPSL em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal  que disponibilizou 300 doses.

Para a Enfermeira, Vanessa Nogueira, membro da CCIH responsável pela aquisição das vacinas junto a secretaria, essa ação do hospital é muito importante pois garante o direito de funcionários e pacientes receberem a vacina. Além disso, assegura que os profissionais estarão imunizados protegendo o ambiente hospitalar dos riscos de gripe. "Para os pacientes que já se encontram fragilizados pela sua patologia, alguns desses idosos, hipertensos, diabéticos, é essencial evitar os agravos da H1N1, uma vez que em pacientes crônicos ela é ainda mais preocupante.", avalia Nogueira.

Enfermeira Vanessa Nogueira da CCIH
“Esta vacina permite que o indivíduo seja imunizado, reduzindo as complicações geradas pelos vírus causadores dessas doenças”, explicou a enfermeira Myllena. Ela também comentou que “a campanha no Severino Lopes foi ministrada em duas etapas, entre pacientes e funcionários, 150 na quinta-feira, 28, e mais 150 na sexta-feira, 29”, concluiu.

A Influenza e a H1N1 podem ser transmitidas por secreções respiratórias da pessoa contaminada que podem ser expelidas no ambiente ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos após o contato delas com áreas infectadas.
Os estagiários em enfermagem do Instituto de Ensino e Cultura (IEC) auxiliaram as enfermeiras Myllena Shélyda e Vanessa Medeiros ao realizarem o cadastro e preencherem os cartões de vacinação de quem ainda não possui ou não compareceu ao local portando o documento.

Estagiários do IEC cadastrando para vacinação/ Foto: Assessoria de Comunicação.

A campanha no HPPSL de iniciativa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Severino Lopes, segue até a sexta-feira, 29, mas em Natal se estende até o dia 20 de maio. Para se vacinar, deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde.
É importante lembrar que o medicamento não pode ser administrada no indivíduo que possui alergia a ovo ou que esteja com febre no momento da aplicação.

Nenhum comentário:

Postagens populares