quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Pacientes psiquiátricos assistem jogos do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia


Assistência psiquiátrica se faz com alegria

Pacientes assistem jogo de vôlei de praia na etapa Natal/RN. Fotos: Assessoria de comunicação.




O Hospital Psiquiátrico Severino Lopes (HPSL) procura realizar sempre atividades psicoterapêuticas que proporcionem bem estar e ótimas vivências aos pacientes. Nesse sábado, 20, não foi diferente, o entusiasmo tomou conta do HPSL ao prestigiar o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que ocorreu em Natal no último final de Semana. O evento reuniu grandes nomes do esporte do país, entre eles, a dupla Alison (Mamute) e Bruno Schmidt (ES/DF).

Para a Terapeuta ocupacional Michelle Bacurau, atividades como essas são aliadas importantes do tratamento: “A recreação e o lazer no contexto terapêutico visam desenvolver potencialidades e descobrir novas possibilidades que irão influenciar na auto-estima e qualidade de vida do indivíduo”, disse.

Bacurau ressaltou, ainda, a importância dessas vivências fora do convívio habitual, pois “permitem que os pacientes sintam-se integrados e interajam socialmente”, concluiu.

Alegria e diversão tomaram conta da tarde de sábado.
“Assistir o jogo de vôlei ao vivo foi uma experiência nova para nós, principalmente para mim que só assistia jogos de vôlei de praia pela tv. Estar lá presente, torcendo, fazendo a ola foi muito bom. Marcou porque pude esquecer de todas as preocupações, realmente foi uma terapia. Eu me senti feliz lá,” falou um dos pacientes do HPSL, W.J.

Outro paciente que também aprovou a diversão foi o L.G. “eu achei maravilhoso ter a oportunidade de assistir o jogo de praia ao vivo, ver o mar, sentir a maresia. Eu me senti muito importante por estar lá, pude me descontrair em conjunto com meus colegas e interagir com eles em um lugar diferente do costume. Guardarei para o resto da vida,” desabafou.
O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei em parceria com o Banco do Brasil e percorre por algumas cidades do país. Uma das etapas foi realizada em Natal/RN e contou com a cooperação da Federação Norte-Riograndense de Vôlei e da Prefeitura do Natal.


Alison e Bruno com equipe do hospital.
O Severino Lopes agradece o apoio e a parceria do presidente da Federação Norte Riograndense de Vôlei, Igor Ribeiro; e aos membros da Confederação Brasileira de Vôlei, o gerente de produção , Rodrigo Hermida; e  o produtor de eventos, Almir Gomes; aos jogadores que deram um show, em especial para a dupla Alisson e Bruno.







Veja mais imagens:


 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Bloco do Severino sai às ruas nesta sexta(05)

Inovando ao som de tambores e ganzais confeccionados com materiais reciclado pelos próprios pacientes, o tradicional Bloco do Severino, sai nas ruas do Barro Vermelho nesta sexta(05). A concentração está marcada para iniciar às 8h na entrada do Hospital Severino Lopes localizada na Rua Dr. Múcio Galvão. O bloco é composto por profissionais de saúde, pacientes psiquiátricos, familiares e a comunidade do Barro Vermelho.

O desfile sairá do hospital em direção à praça Augusto Leite, em Barro Vermelho onde o bloco festejará o Carnaval ao som das marchinhas carnavalescas, convidando o pessoal do bairro a se juntar ao cortejo.

Os pacientes e a equipe já então no clima dessa confraternização desde o mês de janeiro. Foram diversas oficinas realizadas para confecção de adereços e instrumentos musicais, além de ensaios preparatórios para o grande dia do desfile.

Essas atividades abordando o tema da folia foram desenvolvidas por diversos setores do hospital como a psicologia, a terapia ocupacional e a musicoterapia. Tiveram como objetivo principal trabalhar a alegria, a responsabilidade, a cidadania e o respeito.

Desde 2012 o Bloco do Severino sai nas ruas chamando atenção da sociedade para a saúde mental. Sempre com muita alegria, música, dança e cidadania.

Este ano a psicologia em parceria com terapia ocupacional desenvolveram a oficina “Pensamento e arte com o tema carnaval 2016: consciência, alegria, saúde e cidadania”. A psicóloga, Sandra Uchoa afirma que a atividade “objetiva a expressão e modificação de pensamentos e comportamentos relacionados à temática carnaval”.

“Durante a ação, os pacientes confeccionaram cartazes que serão estandartes no desfile do Bloco do Severino expondo à comunidade o que  é o tratamento psiquiátrico  em saúde mental no seu aspecto sócio-psíquico,” explica Sandra.

A terapia ocupacional em conjunto com a musicoterapia desenvolveu atividades para confecção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e por meio desta ação, deram início aos ensaios dos batuques com os pacientes que serão responsáveis pela animação no desfile de carnaval na próxima sexta-feira, 05 de fevereiro.

Programação:

Concentração: Rua Múcio Galvão, em frente ao Hospital Severino Lopes.
Percurso: O desfile seguirá até a praça Augusto Leite e o retorno será pela Av. Romualdo Galvão.
Atração: Banda do hospital e carro de som.
Hora: 8h30









Postagens populares