"Quem canta, seus males espanta", o conhecido ditado popular vem sendo colocado em prática no Hospital Severino Lopes, instituição especializada em psiquiatria. De domingo a quarta-feira, semanalmente, o professor de música, Juarez Cravo, juntamente com a equipe de psicologia, tem trabalhado com os pacientes a música como alimento da alma e como reflexão sobre a vida. O resultado desse trabalho será apresentado nesta quinta-feira (07), a partir das 14h, com a apresentação musical do grupo "Música e pensamento" na Festa do Dia dos Pais da Instituição. A festa é aberta ao público e contará com a presença dos familiares.
Os pacientes farão uma homenagem aos pais cantando músicas de Roberto Carlos e Fábio Júnior. A adesão dos participantes ao projeto tem empolgado bastante a equipe coordenadora que decidiu gravar um CD para ser distribuído durante a festa. "Ficamos muito entusiasmados com a participação de todos que cantam e tocam, realmente utilizando a música como uma terapia. Senti a necessidade de registrar esse momento em CD para que eles possam divulgar e eternizar o seu trabalho", comentou Cravo.
A psicóloga Sandra Uchoa explica que os integrantes do grupo tem sido estimulados a pensar sobre o conteúdo da letra da música e perceber o significado de modo a relacioná-lo com os momentos da sua vida, expondo seus pensamentos e sentimentos. "São recursos terapêuticos para o resgate da saúde mental do sujeito", lembra Uchoa.
Além da apresentação musical estão previstos no evento a realização de homenagens aos pais dos pacientes, distribuição de brindes e lanche para os presentes.