terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Hospital Livre do Cigarro intensifica ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo (29)

Nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Hospital Severino Lopes preparou um dia com atividades que reafirmam a importância de se ter uma vida mais saudável  longe do cigarro. Essas ações fazem parte do projeto Hospital Livre do Cigarro, em andamento dentro da instituição desde o último dia 31 de maio.
O projeto visa eliminar totalmente o consumo do cigarro no ambiente hospitalar e intensificará, a partir de hoje, a proibição do fumo na instituição.
Dentro da programação, acontecerá às 14h30, no auditório da instituição, uma palestra sobre a dependência da nicotina com a participação da profª. Vanessa Rachetti,  que coordena o projeto da UFRN "O efeito do exercício físico sobre o humor de pacientes em fase de tratamento para dependência química", implementado dentro da instituição.
Além disso,  o setor de psicologia também esta preparando algumas ações que visam uma maior colaboração e  adesão ao projeto, como a doação de bombons para os fumantes nesta quinta-feira(30) durante o horário de visitas.
Nesse período de andamento do projeto  foram realizadas várias atividades e ações que buscavam a conscientização a respeito dos malefícios causados pelo uso do cigarro, bem como a importância de obedecer a lei federal Nº 9.294/96 que busca a preservação do ar nos ambientes internos e a proteção aos não fumantes, proibindo o fumo em recinto privado ou público. Além dos pacientes, também está sendo realizado um trabalho de conscientização junto às famílias dos usuários.

Novas aquisições do Hospital Severino Lopes.

Com o intuito de oferecer melhorias no bem-estar de pacientes e funcionários, o Hospital Severino Lopes vem realizando reformas e adquirindo novos equipamentos que ajudam a concretizar esse objetivo. 
Nessa perspectiva, foram instaladas novas portas no posto de enfermagem feminino 2 ligando o refeitório ao salão de convivência.


Além disso foi adquirida um carro arrumadeira, tal equipamento ira contribuir no trabalho dos funcionários que são encarregados de arrumar os quartos dos pacientes. 


Você pode clicar nas imagens para vê-las em tamanho maior.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo

Dia 27 de Agosto é comemorado nacionalmente o Dia do Psicólogo e, por conta disso o Hospital Severino Lopes dedica a mensagem, a seguir, a esses profissionais que contribuem para o restabelecimento da nossa saúde mental e para o nosso equilíbrio emocional.



Hospital Severino Lopes contribui com a Casa Durval Paiva no McDia Feliz

Com o objetivo de contribuir com a Casa Durval Paiva de Apoio a Criança com Câncer, o Hospital Severino Lopes participou, no último dia 25 de agosto, da campanha Mac Dia Feliz. Foram adquiridos tiquetes do sanduíches Big Mac para serem presenteados para a equipe de plantão do sábado à noite. Os funcionários foram surpreendidos com a ação e se mostram felizes com a iniciativa da instituição. Além de um lanche saboroso sentiram também contribuindo para que mais crianças voltem a sorrir.
McDia Feliz
No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infatojuvenil de todo o país.
Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu mais de R$130 milhões para a causa do câncer infantojuvenil, em mais de 20 Estados Brasileiros. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplantes de medula óssea, dentre outros.
Em Natal, a casa Durval paiva, com o dinheiro arrecadado, pretende ajudar a reformar e a construir novas casas para os pacientes, através do Projeto Vida.
Veja mais algumas fotos do evento:












domingo, 26 de agosto de 2012

Dia dos pais é comemorado com um show de cultura de artistas potiguares no Hospital severino Lopes

Zé Martins e Banda Fibra de Coco
Buscando sempre uma melhoria no bem-estar dos pacientes, o Hospital Severino Lopes costuma não passar em branco as datas comemorativas. Com esse intuito foi realizada ontem, 23 de agosto, a festa do dia dos pais da instituição.

A festa foi regada pela boa música do artista potiguar Zé Martins e a banda Fibra de Coco que alegraram o ambiente e contribuíram para maior integração e confraternização dos que estavam presentes, possibilitando um acesso dos pacientes do Hospital às manifestações culturais norte-rio-grandenses.

Uma das atrações da tarde ficou por conta da barraca do Projeto Hospital Livre do Cigarro.  Na barraca diversos brindes que eram trocados por cigarros num movimento em prol da saúde e qualidade de vida.

Outra atração do evento foi o cantor Archeaws que em parceria com a Banda Fibra de Coco cantou algumas músicas para o público presente.

Além disso, foram feitas algumas atividades com os pais coordenadas pelo educador-físico da instituição Ilton, como também foram distribuídos as lembrancinhas feitas a partir de materiais recicláveis, confeccionadas pelos próprios pacientes na Terapia Ocupacional.

Essas atividades e eventos promovidos pela instituição contribuem para interação social dos pacientes, além da melhoria da saúde, estimulando uma maior integração e apoio emocional com a família, elemento fundamental para o sucesso do tratamento.
Acompanhe a seguir mais fotos do evento:













Coordenadora do Programa RN Vida visita Hospital Severino Lopes

Com o objetivo de conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido pela instituição, a coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, visitou o Hospital Severino Lopes, no último dia 21 de agosto. A visita foi acompanhada pelo diretor Cláudio Lopes e a psicóloga Sandra Uchoa.

Na reunião inicial com a coordenadora, também esteve presente o diretor técnico da entidade o psiquiatra Dr. Edson Gutemberg de Sousa. A Coordenadora visitou o novo setor de enfermarias masculinas - Sema I, o novo refeitório dos funcionários, o setor de aparatamento femininos F2, as reformas da recepção e a faixada do Hospital do lado da Rua Múcio Galvão, dentre outras. O diretor Cláudio Lopes apresentou as próximas metas de reforma do hospital e projetos existentes para a assistência do dependente químico no Rio Grande do Norte, que podem contribuir para tratamento um mais eficaz.
Ao final da visita Sonali elogiou a organização, o cuidado, o espaço físico, os programas existentes, para um tratamento mais humanizado.

Acompanhe, a seguir, algumas fotos da visita:










quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Zé Martins e Banda Fibra de Coco realizam show nesta quinta (23) no Hospital Severino Lopes quinta(23)

O artista Potiguar Zé Martins e a banda Fibra de Coco realizam show cultural nesta quinta-feira(23), a partir das 14 horas, na área de recreação do Hospital Severino Lopes. A apresentação pretende alegrar a confraternização realizada pela instituição em homenagem aos pais.
O show será apresentado de forma voluntária e traz a mistura do tradicional e do atual destacando as tradições culturais de raiz.Durante a confraternização haverá brincadeiras com os pais coordenadas pelo Educador Físico, Ilton
A equipe do Hospital Severino Lopes está animada com a possibilidade de acesso dos portadores de transtornos mentais a um pouco das manifestações culturais do Rio Grande do Norte. 
A organização da festa tem movimentado toda a instituição, que vem trabalhando com os pacientes a confecção de belas lembranças feitas com papel jornal, aproveitando a oportunidade para além da terapia, proporcionar o aprendizado de algo novo. 
A festa contará com a participação da família promovendo assim a integração social e o fortalecimento dos laços familiares. Segundo a psicóloga Sandra Uchoa essas ações contribuem com o bem estar do paciente e, consequentemente, com uma maior adesão ao tratamento.

Veja abaixo o nosso convite para a festa:


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pipoca: um estouro em antioxidantes e fibras

Retirado de: saude.abril.com.br

Estudo recém-saído do forno - ou seria da panela? - mostra que esse verdadeiro blockbuster das sessões de cinema concentra mais certos antioxidantes do que frutas e verduras. Sem contar a quantidade de fibras por Thaís Manarini | design Fernanda Didini e Laura Salaberry




Um punhado de milho, um fiozinho de óleo e uma panela no fogo... Voilà! Bastam alguns minutos - e muitos "pops" - para a combinação resultar em massas brancas, pequenas e bem macias. É a famosa pipoca. Vira e mexe no centro de acaloradas discussões, ela costuma ser acusada de ser um tanto quanto traiçoeira para a saúde. A presença de gordura e o fato de nos incentivar a extrapolar nas pitadas de sal estão entre as principais queixas. No que depender da ciência, entretanto, a má fama está com os dias contados.

É que, se preparada corretamente - não vale apelar para a praticidade da versão de micro-ondas -, ela é uma explosão de benefícios, informação reforçada por um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Segundo o time de cientistas, pasme, a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verduras. Ou seja: ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. "Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%", informa Joe Vinson, líder do trabalho. Na prática, esses valores referentes à umidade revelam que no subproduto do milho os compostos fenólicos - benditos antioxidantes! - ficariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles apareceriam mais diluídos. "A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em outros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento."

Só para você saber - e não morrer mais de raiva -, as substâncias protetoras da saúde estão na casca, aquela capa que teima em ficar agarrada nos dentes. E, se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A", ensina a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.
 Apesar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal. "Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água", lembra a nutricionista Viviane Piatecka, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região. O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança.

Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. "Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a proteção contra células cancerosas. Por isso, o consumo de amido resistente tem sido associado à redução do risco de tumores no órgão", detalha Maria Cristina, da Embrapa.

Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas são justamente as que merecem estar no banco dos réus - os motivos você conhece nos quadros à direita. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita. "É só colocar uma porção de milho em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas", instrui Eduardo Sawazaki, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no interior paulista. Está aí um lanche para ninguém botar defeito.
Fotos Alex Silva | ilustrações Thiago Almeida

Postagens populares