Nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Hospital Severino Lopes preparou um dia com atividades que reafirmam a importância de se ter uma vida mais saudável longe do cigarro. Essas ações fazem parte do projeto Hospital Livre do Cigarro, em andamento dentro da instituição desde o último dia 31 de maio.
O projeto visa eliminar totalmente o consumo do cigarro no ambiente hospitalar e intensificará, a partir de hoje, a proibição do fumo na instituição.
Dentro da programação, acontecerá às 14h30, no auditório da instituição, uma palestra sobre a dependência da nicotina com a participação da profª. Vanessa Rachetti, que coordena o projeto da UFRN "O efeito do exercício físico sobre o humor de pacientes em fase de tratamento para dependência química", implementado dentro da instituição.
Além disso, o setor de psicologia também esta preparando algumas ações que visam uma maior colaboração e adesão ao projeto, como a doação de bombons para os fumantes nesta quinta-feira(30) durante o horário de visitas.
Nesse período de andamento do projeto foram realizadas várias atividades e ações que buscavam a conscientização a respeito dos malefícios causados pelo uso do cigarro, bem como a importância de obedecer a lei federal Nº 9.294/96 que busca a preservação do ar nos ambientes internos e a proteção aos não fumantes, proibindo o fumo em recinto privado ou público. Além dos pacientes, também está sendo realizado um trabalho de conscientização junto às famílias dos usuários.