segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dicas para uma boa alimentação durante o trabalho

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena 
 
Uma alimentação equilibrada é importante no aspecto nutricional porque envolve todo funcionamento celular e também garante um balanço energético positivo. E é preciso ter cuidado com os excessos e com as carências nutricionais. Afinal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 50% da população mundial está acima do peso. A obesidade é uma doença. Independente do ramo, se o trabalhador se alimentar mal, tende a ficar com a resistência baixa e mais suscetível a processos infecciosos e se comer demais fica sujeito a ter outros problemas em função do aumento da gordura corporal.

Por isso todo trabalhador deve ficar atento a detalhes simples para uma boa alimentação. Além de contribuir para a saúde, comer bem melhora o seu desempenho profissional!


Sono excessivo, indisposição, cansaço e desconcentração, podem ser sintomas de alimentação inadequada. O corpo humano também funciona mal quando a alimentação é falha ou inadequada. Além disso, maus hábitos alimentares são responsáveis por grande número de acidentes no trabalho. Por isso, é preciso reaprender a alimentar-se.

Planeje com sua esposa, ou familiar que cozinha, os alimentos que irá levar de casa para o lanche nos intervalos. Se você se alimenta fora, escolha com critério o local e os alimentos.

Uma das principais regras é ingerir alimentos variados (frutas, hortaliças, cereais, pães, biscoitos, leite e derivados, leguminosas, carnes magras).

Outra regra de ouro é nunca pular o café da manhã. É a primeira refeição depois de uma noite inteira em jejum. E é a que vai fornecer o suporte para as atividades de toda a manhã. Procure caprichar nos ingredientes, tais como leite, pão, queijo, café, frutas e aveia. Fraqueza, falta de hidratação e trabalho sob sol forte, aumentam o risco de mal-estar e, conseqüentemente, de acidentes.

Uma dica importante para manter o pique é dividir os períodos de alimentação em cinco ou seis refeições. Além das principais refeições, faça um lanche por volta das 9 horas, e um outro por volta das 16 horas. Procure se alimentar de três em três horas, ingerindo quantidades menores de comida em cada refeição.

SUGESTÕES DE CARDÁPIO

Café da manhã
1 pão com manteiga,
1 copo de café com leite.
Enriqueça o seu café da manhã ingerindo 1 fruta.

Almoço
Coma devagar.
Não exagere nas carnes.
Não continue comendo quando já estiver satisfeito.
Dê preferência às verduras. Variedade é importante, pratos coloridos são mais bonitos e saudáveis.
Evite sobremesas muito açucaradas.

Lanche da tarde
No período da tarde você pode tomar 1 xícara de chá acompanhada de 4 a 5 biscoitos sem recheio ou 1 fruta, como por exemplo 1 pêra.
Não se esqueça de tomar água ao longo do dia, procure manter uma garrafinha próxima a você!

Texto retirado do site: www.saudeplena.com.br

Um comentário:

Thélia Paiva disse...

Adorei a matéria!

Tem tudo a ver com a minha realidade atual.

Postagens populares