quinta-feira, 17 de março de 2011

Hospital Severino Lopes estuda implantação de sistema de energia fotovoltaica


         Com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente e investir na geração de energia obtida com recursos próprios através de fontes de energias renováveis e não poluentes, o Hospital Severino Lopes entrou em contato com os representes da empresa Brasilecológico,  para analisar a viabilidade da implantação de um sistema de energia fotovoltaica na instituição. 
Para coletar dados técnicos do hospital que subsidiarão na elaboração de um orçamento de um sistema solar, estiveram presentes na entidade, no último dia 14 de março, o  engenheiro da Antaris Solar, sr. Kalesse e a Dra. Ruth Gondim da Brasilecológico Energia Solar. A visita técnica foi acompanhada pelo diretor administrativo do hospital Cláudio Lopes.
                Na energia solar fotovoltaica as células solares convertem luz diretamente em eletricidade. Atualmente, essa energia é a forma de produção de eletricidade que mais cresce no mundo. Segundo estudos do Instituto de Energia da Universidade da Califórnia e da Associação das Indústrias Fotovoltaicas Europeias, desde 2003 o índice de expansão dessa indústria ultrapassa 50% ao ano.

A Energia Solar soma características vantajosamente positivas para o sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator à fusão, irradia na terra todos os dias um potencial energético extremamente elevado e incomparável a qualquer outro sistema de energia, especialmente, em uma cidade como Natal que é iluminada pelo sol praticamente os 365 dias do ano. Como fonte básica o sol é indispensável para praticamente todas as fontes energéticas utilizadas pelo homem.

Energia Solar Fotovoltáica – Como Se Produz?
A energia solar é convertida em energia elétrica através de um fenómeno designado por Efeito Fotovoltáico.
Quando a luz incide sobre uma célula fotovoltáica, os fotões que a integram chocam contra os electrões presentes nas estruturas de silício, fornecendo-lhes energia. Devido ao campo elétrico gerado no interior de cada célula, os electrões são forçados a fluir da camada P para a camada N, gerando-se assim um fluxo de electrões.
Como cada módulo fotovoltáico é formado por uma determinada quantidade de células conectadas em série, ao unir-se a camada negativa de uma célula com a positiva da seguinte (até ao inversor), produz-se energia elétrica.
Pronto! Já temos energia eléctrica. Porém, como é que esta chega até nossas casas?
Como a energia elétrica produzida se encontra em corrente contínua (DC), esta terá de ser convertida em corrente alterna (AC), pois a energia consumida em nossas casas é deste último tipo. Os Inversores, ou Conversores DC-AC, são os dispositivos responsáveis por esta conversão.
Normalmente, os Inversores convergem num quadro geral de baixa tensão, que é responsável pelo encaminhamento de toda a energia elétrica alternada para um transformador de média tensão. Este último é responsável pela transmissão da energia elétrica alternada de um circuito (de baixa tensão, a 320V) para outro (de média tensão, a 15 000V), modificando assim a sua tensão elétrica.
Com uma tensão na ordem dos 15 000V, a energia elétrica fica apta a ser transportada a longas distâncias, chegando assim rapidamente às nossas casas.

Nenhum comentário:

Postagens populares